14 de maio de 2014

14 de Maio - Crítica ou Elogio?



  “Que te importa a ti? Segue-me tu” João 21:22
Abraham Lincoln foi presidente dos Estados Unidos de 1861 a 1865 e soube o que significa conviver com críticas. Enfrentando uma forte oposição, conseguiu reunificar os Estados Unidos, ganhou a Guerra Civil e aboliu a Escravidão no país. Se tivesse permitido que seus críticos o derrotassem, Lincoln não teria realizado o que fez. Ele é citado pelas palavras que disse: “Se eu me dispusesse a não somente ler, mas a responder a todos os ataques que me são feitos, este escritório estaria fechado para qualquer outra atividade. Eu faço o melhor que posso fazer e pretendo continuar assim até o fim. Se no final eu tiver me saído bem, o que é dito contra mim não valerá nada. Se no final eu estiver equivocado, mesmo se 10 anjos jurassem que eu estava certo, isso não faria qualquer diferença”. As críticas podem consumir nossas vidas a ponto de ficarmos emocionalmente paralisados. A sabedoria nos convida a escolher caminharmos no bem, servindo a Deus com fidelidade sem nos deixar abalar pelas críticas. Ao fazemos isso, não precisamos responder aos nossos críticos com palavras, pois as nossas vidas vão dizer tudo o que é necessário.
Reflexão dirigida:
1) Como você reage quando é criticado?
2) Você  tem o hábito de criticar?
3) Melhor silenciar ao invés de criticar.

6 de maio de 2014

6 de Maio - Esperança



“Meus filhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações. (1 João 3:18)
“Quando o casal Mueller sentiu que Deus os chamava para trabalhar como missionários no Sudão, tudo o que sabiam é que ajudariam a construir um hospital naquele país destruído pela guerra. Quando a Sra. Mueller começou a trabalhar com as mulheres, descobriu que muitas eram viúvas por causa da devastadora guerra civil e não podiam se sustentar. Surgiu-lhe então uma idéia. Se pudesse dar apenas uma cabra prenha para cada mulher, ela teria leite e com isso uma fonte de renda. Para dar continuidade ao programa, por gratidão a Deus a mulher lhe devolveria um filhote recém-nascido que seria dado a outra mulher. Isso mudou a vida de muitas mulheres sudanesas, que com alegria receberam os ensinamentos cristãos.” E nós o que podemos fazer para aliviar o sofrimento e levar esperança aos que estão à nossa volta?
Reflexão Dirigida:
1) Deus conta conosco para levar esperança e conforto aos que necessitam.
2) Um sorriso, uma palavra, um gesto de amor fazem toda a diferença.

2 de maio de 2014

2 de Maio - Se Ame... Se Cuide...







4) Jogadores Anônimos: www.jogadoresanonimos.com/

5)  Mulheres que amam demais: www.grupomada.com.br/



8) Comedores Compulsivos: http://www.comedorescompulsivos.org.br/


10) Narcóticos Anônimos: http://www.na.org.br/

11) Emocionais Anônimos: http://www.emocionaisanonimos.com/

12) Introvertidos Anônimos: http://introanonimos.blogspot.com.br/

13) Alcóolicos Anônimos: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/

14) Amor Exigente: www.amorexigente.org.br/
  

2 de Maio - Serenidade



 “Oração da Serenidade”
 “Deus, conceda-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso e a sabedoria para distinguir uma da outra. Vivendo um dia de cada vez, apreciando um momento de cada vez, recebendo as dificuldades como um caminho para a paz, aceitando, como Jesus o fez, este mundo pecaminoso como ele é, e não como gostaria que fosse; confiando que o Senhor fará tudo dar certo se eu me entregar à Sua vontade, pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz ao Seu lado  para sempre na próxima. Amém.” (Reinhold Niebuhr).