16 de janeiro de 2012

16 de Dezembro - Paz Nas Relações

“Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de Príncipe da Paz” Isaías 9:6
Estudos têm revelado o índice crescente de violência nas relações de namoro entre adolescentes e jovens. A violência se manifesta através de: xingamentos, difamações, afirmações graves para humilhar ou ferir, gritar ou ameaçar com intenção de gerar medo, destruir e danificar objetos intencionalmente, podendo até chegar a dar bofetadas. O isolamento imposto pelo parceiro agressor durante o namoro é também um importante fator de risco para a violência, embora muitas vezes o(a) adolescente/jovem não reconheça isso. Escondido atrás de um “suposto” ciúmes, muitas vezes visto como “prova de amor”, o agressor se empenha em isolar a vítima impedindo que ela tenha contato com seus amigos e familiares, para facilitar sua manipulação sobre ela. É preciso que orientemos nossos(as) adolescentes/jovens no sentido de não admitirem nenhum tipo de violência em suas relações, a fim de que não se tornem focos de sofrimento e dor, e sim, de alegria e satisfação.
Reflexão Dirigida:
1) Relações afetivas saudáveis fazem florescer o nosso melhor.
2) Que exemplos temos dado aos jovens à nossa volta?
3) Não temos como cultivar a paz em nossas relações sem ter Deus no coração.

15 de Dezembro - Anjos Enviados Por Deus

                          
“O Anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo” Salmo 34:7
Quando pensamos em “Anjos” o que vem à nossa cabeça? Normalmente tudo o que é bom e belo, como sentimentos de bondade, solidariedade, amor incondicional. Alguns ligam os anjos à flores, perfumes, e a um ambiente de harmonia e paz. A Bíblia diz que Deus envia seus “Anjos” para nos trazer avisos e mensagens, nos socorrer, nos guardar e proteger de situações perigosas; etc. Quando nosso coração está em comunhão com Deus, conseguimos ver a Sua mão agindo a nosso favor constantemente e nos pequenos detalhes. Se nos preocupamos em limpar e arrumar nossa casa para receber visitas, muito maior deve ser nosso cuidado com a dimensão espiritual tanto da nossa casa interior como exterior, mantendo-as sempre limpas espiritualmente  e em  condições de receber a visita dos Anjos enviados por Deus.
Reflexão Dirigida:
1) E se um Anjo de Deus fosse a sua casa hoje, como a encontraria?
2) Nossas palavras e atitudes atraem ou expulsam os Anjos de Deus.
3) Com Deus superamos dificuldades e vencemos desafios.

14 de Dezembro - Fortalecimento Espiritual

                        
“Eu Sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome” Jesus (João 6:35)
Caminhando pela praia, parei por alguns instantes para ver uma menininha brincando. Ela havia construído uma pequena montanha de areia e com muito cuidado e concentração a pulava. Seu rosto expressava apreensão, pois conseguir saltar aquela montanha era um grande desafio para ela. Após observá-la pular por algumas vezes, segui meu caminho refletindo, sobre as montanhas que nos deparamos na vida. Como aquela menininha, muitas vezes encaramos as dificuldades que enfrentamos como grandes montanhas, sem na verdade serem tão grandes assim. Quando estamos fracos espiritualmente, as dificuldades nos parecem enormes, entretanto, quando fortalecidos espiritualmente, enfrentamos com coragem os desafios e constatamos que na verdade eles não eram tão grandes como imaginávamos que fossem.
Reflexão Dirigida:
1) O que você faz para se fortalecer espiritualmente?
2) Invista em sua vida espiritual e jamais se arrependerá.
3) Como nosso corpo, nosso espírito também necessita de alimento.
________________________________________________________________________