29 de outubro de 2012

29 de Outubro - Paz Interior



“É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos e nem tenham medo” Jesus (João 14:27)
Muitos de nós acreditam que seriam mais felizes se estivessem em outro lugar, com outro(a) companheiro(a), com uma carreira diferente, uma outra casa ou uma circunstância especial, mas isso é um engano. A verdade é que a nossa vida é dirigida de dentro para fora e  nossos hábitos mentais determinam o quanto de paz interior podemos ter. Se temos hábitos mentais destrutivos como: nos aborrecer facilmente, se estamos irritados(as) ou frustrados(as) a maior parte o tempo, ou desejando sempre coisas diferentes da que possuímos, esse padrão de pensamento nos acompanhará aonde quer que estejamos.  Entretanto, se na maior parte do tempo nos sentimos satisfeitos, otimistas, esperançosos e confiantes, poderemos mudar de companheiro(a), de trabalho ou de cidade, e manteremos em nós a agradável sensação de paz interior, como resultado de vivermos a vida com gratidão ao invés de insatisfação.
Reflexão Dirigida:
1) Aprendamos a amar,valorizar e ser feliz com o que temos.
2) A gratidão é um dom que Deus nos convida a cultivar.
3) Nossa paz interior é preciosa demais para a perdermos com bobagens.

22 de outubro de 2012

16 de Outubro - Relógio do Coração...



 “Tudo neste mundo tem o seu tempo” Eclesiaste 3:1
“Há tempos em nossas vidas que contam de forma diferente. O relógio do coração, hoje descubro, bate em frequência diferente daquele que carrego no pulso. Marca um tempo diferente, o das emoções que perduram e que mostram o verdadeiro tempo da existência da gente. Por este tempo há semanas que duraram anos e há anos que não contaram um dia. Há paixões que foram eternas. Há amores não realizados que deixaram olhares de meses, e beijos e abraços não dados que até hoje esperam o desfecho. Há eventos que marcaram e que duram para sempre, eles tem a duração que nos ensina o significado da palavra “eternidade”. Consultemos o relógio do nosso coração e não deixemos de fazer algo de que gostamos, ou de estar ao lado de pessoas que amamos, devido a falta de tempo. A única falta que de fato sentiremos será desse tempo...” (Mário Quintana – “O Tempo”).
Reflexão Dirigida:
1) Enquanto há tempo que possamos dizer: “Eu te amo”, “Me perdoe”, “Eu me importo”.
2) Nosso tempo é precioso demais para gastá-lo com  brigas, queixas ou julgamentos.
3) Deus nos convida a usar nosso tempo de forma a expandir o amor na terra.

20 de outubro de 2012

10 de Outubro - O Bem Que Fazemos...



“Não nos cansemos de fazer o bem. Pois se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita” Efésios 6:9 
Permanecer por mais um dia naquela cidade para auxiliar uma amiga querida, exigiria bastante de mim, pois eu teria que viajar à  noite e assim que  chegasse em São Paulo ir trabalhar direto. Além disso, eu teria que voltar em um ônibus semi-leito. Isso implicaria em uma noite em claro, uma vez que não consigo dormir viajando ao lado de alguém desconhecido, o que não acontece no ônibus leito, pois tem poltronas individuais. Mesmo assim, como minha amiga estava precisando muito, resolvi ficar. Deus agiu de forma tremenda e me usou para trazer luz às trevas e revelar a verdade, o que causou grande alívio e libertou o coração da minha amiga.  Na  viagem de volta, as pessoas começaram a embarcar e o ônibus ficou com  sua lotação completa, com exceção da poltrona ao meu lado que permaneceu vazia. Deus cuidou de mim com amor e carinho e honrando o sacrifício que fiz, colocou um anjo ao meu lado para me acompanhar e cuidar do meu sono. Viajei sozinha, dormi bem, e fiz uma ótima viagem. Deus é Fiel!
Reflexão Dirigida:
1) Que todos os dias possamos estar preparados para ser usados por Deus.
2) Todo o bem que distribuímos volta para nós de uma forma ou de outra.
3) Por onde passar abra clareiras de luz em meio as trevas.

8 de outubro de 2012

10 de Setembro - Ser Melhor...



 “Felizes são aqueles que vivem uma vida correta” Salmo 106:3
As pessoas mais felizes não são aquelas que possuem as melhores coisas, mas, as que sabem fazer o melhor das oportunidades que surgem em seus caminhos. As experiências da vida nos trazem felicidade para que nos tornemos pessoas mais doces... Dificuldades para que nos tornemos pessoas mais fortes... Tristezas para nos tornarmos mais humanos e solidários... e, Esperança para compartilharmos com  os que estão à nossa volta. Mas será que temos aproveitado essas oportunidades? Temos procurado ser melhores hoje do que fomos ontem? Abracemos cada oportunidade, com disposição de aprender tudo o que ela tem para nos ensinar e coragem para permitir que cada experiência nos transforme, em um ser humano melhor, um amigo(a) melhor, um parceiro(a) melhor, um familiar melhor, um profissional melhor.
Reflexão Dirigida:
1) Ser melhor implica em agirmos de forma diferente de anos atrás.
2) Todas as vezes que entramos na presença de Deus somos transformados.
3) O desejo de nos tornarmos pessoas melhores parte do nosso coração.

5 de outubro de 2012

6 de Setembro - Compartilhar...



 
“Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam”  Tiago 1:12
Todos nós passamos por momentos difíceis. Enfrentamos separação, traição, perda, decepção, enfermidade, etc. Em meio a provação, lutemos contra a vontade de nos isolar ou sofrer sozinhos, pois a dor compartilhada é mais suportável de ser vivida. Pessoas que nos amam de verdade e se importam conosco, podem nos oferecer apoio, suporte afetivo, silêncio compartilhado e um ombro amigo para chorar. Muitas vezes não iremos receber isso de pessoas que deveriam nos apoiar, mas Deus em sua infinita bondade, sempre coloca alguém ao nosso lado para nos amparar. Somos surpreendidos por pessoas que nem imaginávamos e que se colocam ao nosso lado na hora da dor; muitas vezes desconhecidos agem como verdadeiros “anjos” nos sustentando. Deus nunca nos deixa sozinhos em meio a provação, porém muitas vezes, o Seu agir só se torna visível para nós, com o passar do tempo que faz com que a ferida pare de sangrar.
Reflexão Dirigida:
1) Deus permanece sempre de braços abertos para nos acolher.
2) Em momentos de dor aprofundamos nosso relacionamento com Deus.
3) Que tal fazermos de Jesus Cristo nosso maior e melhor amigo?

3 de outubro de 2012

5 de Setembro - Bagagem Emocional



“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis” Apocalipse 21:5
Cada um de nós caminha carregando a sua própria bagagem emocional, mental e espiritual, formada pelas experiências que vivemos e pelo que aprendemos ao longo de nossa jornada. Como temos nos sentido no momento atual? Oprimidos por tristes lembranças do passado ou desanimados porque as coisas não correram da forma como imaginávamos? Um misto de frustração e amargura aflige o nosso coração? Isso pode mudar através de novas atitudes que venhamos a tomar. Que tal começarmos jogando fora tudo o que tem pesado demais em nossos corações e mentes? Que tal escolhermos com mais cuidado o que iremos carregar em nossa bagagem daqui para frente? Será que quem nos feriu no passado “merece” ainda estar pesando em nosso coração? É tempo de cuidarmos de nossa vida espiritual; de nos aproximar mais de Deus e com Ele voltarmos a acalentar novos sonhos e realizar novas coisas. É tempo de viver o presente e deixar o passado e suas dores para trás!
Reflexão Dirigida:
1) Deus nos chama a renascer das cinzas.
2) O que você gostaria de não carregar mais?
3) O que parece impossível aos olhos humanos é possível aos olhos de Deus.