16 de fevereiro de 2011

11 de Fevereiro - Sede Espiritual


“A Palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados” Hebreus 4:12

A palavra Bíblia é de origem grega e quer dizer: “rolo pequeno de papiro”. A Bíblia é o texto religioso central do cristianismo, é o livro mais lido do mundo com mais de 6 bilhões de cópias vendidas em todo o mundo. Foi traduzida ao longo dos séculos em mais de 2400 línguas e idiomas, incluindo o português. A Bíblia foi escrita num período de aproximadamente 1600 anos por mais de 40 autores diferentes, dos mais distintos e remotos lugares, sob a inspiração de Deus. Ao longo da história do cristianismo muitos se sacrificaram para que eu e você pudéssemos ter acesso a esses escritos, que era privilégio somente de alguns, nos dando a oportunidade de conhecer o trajeto dos primeiros seguidores de Jesus e o crescimento e solidificação do cristianismo no mundo. Quando oramos, falamos com Deus, quando lemos a Bíblia Deus fala conosco. Como alguém já disse: “A Bíblia é Deus falando ao homem; falando através do homem; falando com o homem; falando a favor do homem, é sempre Deus falando”.

Reflexão dirigida:

1) Permita que Deus fale com você através da Bíblia.

2) Conheça a Bíblia na linguagem de hoje.

3) A Bíblia nos dá a água e o alimento espiritual que necessitamos.

9 de Fevereiro - Mulher Sábia II



“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar” João 14:2

Não tardou muito e constatou-se que a filha estava gravemente enferma: Leucemia! Foi um choque terrível para aquela família. Procuraram os melhores especialistas, gastaram muito dinheiro, mas a saúde da moça não pode mais ser recuperada. Em pouco tempo ela perdeu peso, enfraqueceu muito e era visível que a morte se aproximava. Os pais se revezavam, ao lado da filha no hospital. Numa dessas oportunidades o pai estava sozinho com a filha, que se mostrava muito inquieta...De repente, ela tomou a mão do pai, segurando-a firmemente, olhou fundo nos seus olhos e, com sua voz já bastante fraca, disse: “Papai, eu sei que vou morrer. Não há mais esperança para mim. Mas diga-me, pai, como devo morrer:como atéia, como o senhor, ou devo morrer como cristã, como a minha mãe?” Estas palavras feriram o coração daquele pai, que desatou a chorar abraçando a filha e soluçando, respondeu: “Filha, então morra como uma cristã, que tem a esperança como a tua mãe a tem!”
Reflexão dirigida:

1) Jesus Cristo é a fonte da nossa esperança.

2) Precisamos de Deus para enfrentar a dor profunda da perda de alguém que amamos imensamente.

8 de Fevereiro - Mulher Sábia I



“A mulher sábia edifica a sua casa” Provérbios 14:1

A família X era muito feliz. Marido e esposa se amavam. Com seu emprego o marido podia oferecer uma vida confortável à família. A única filha era um complemento para aquela felicidade. Eram muito unidos e cada um respeitava o ponto de vista do outro, inclusive em questões religiosas. A esposa era uma mulher cristã que amava a Jesus Cristo e freqüentava regularmente a sua Igreja. O marido, por sua vez, era um homem decididamente ateu. Não acreditava em Deus, ridicularizava a Bíblia e muito raramente ia à Igreja. Neste ambiente cresceu a filha. Era uma moça alegre e inteligente. Estava na Universidade fazendo um curso superior. Os pais se orgulhavam dela e lhe satisfaziam todos os desejos. Tudo ia muito bem, até que, um dia a moça começou a queixar-se de problemas de saúde. Imediatamente procuraram um médico de confiança, o qual solicitou uma bateria de exames, a fim de poder diagnosticar a origem dos sintomas. (continua)...