24 de fevereiro de 2010

24 de Fevereiro - Profeta Jonas


“Agindo Deus, quem O impedirá?” Isaías 43:13

O profeta Jonas viveu no século VIII ac. Foi enviado por Deus à cidade de Nínive para avisar aos seus habitantes que se não se arrependessem e mudassem seus comportamentos, sua cidade seria destruída. Mas, como muitas vezes fazemos, Jonas não concordou com a ordem de Deus, e colocou sua vontade acima da vontade de Deus, pois achava que era perda de tempo, por ser aquele povo tão cheio de maldades. Decide fugir do seu chamado. Pega um barco e viaja para longe da cidade de Nínive. Como acontece com qualquer um de nós, que decide desobedecer a orientação de Deus e seguir por um caminho que julgamos melhor, o profeta deparou-se com a morte. E foi nesse momento em que ele pediu a Deus uma segunda chance, comprometendo-se a obedecê-lo caso o Senhor lhe tirasse das garras da morte, e Deus teve misericórdia de Jonas e aceitou seu arrependimento. O Profeta então parte para Nínive e cumpre o que Deus lhe ordenou a fazer. E o que aconteceu? Ao contrário do que imaginou Jonas, sua tarefa foi de extrema importância. O povo de Nínive se arrependeu, mudou de comportamento e a cidade foi poupada da destruição. Isso nos ensina que não podemos afirmar que tal pessoa ou tal situação não tem solução, pois Deus tem o poder de mudar situações e estratégias para alcançar aqueles que julgamos inalcançáveis.

Reflexão dirigida:

1) Leia o Livro de Jonas no Antigo Testamento da Bíblia.

2) Não coloque sua vontade acima da vontade de Deus.
3) Não fuja da missão que Deus lhe chama a realizar.

23 de fevereiro de 2010

Oração da Serenidade

"Deus, conceda-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar...
a coragem para mudar as coisas que posso... e a sabedoria para distinguir uma da outra."

4 de fevereiro de 2010

4 de Fevereiro - Diário da Gratidão


“E sejam agradecidos” Colossenses 3:15

Eu estava viajando e com horário para concluir algo importante que estava fazendo, quando a luz se apagou. Logo descobrimos que era só em nossa casa. A ligação elétrica da casa é antiga e ainda utiliza fusível. Aonde comprar dois fusíveis antigos num domingo em torno de 13 hs? Mas, Deus veio em nosso socorro e conseguimos comprá-los. Trocamos os fusíveis e nada de luz. Fiquei preocupada e aborrecida, pensando nos desdobramentos que isso causaria. Passados alguns minutos percebi que aquele era o momento de colocar em prática a teoria de “agradecer” em todas as circunstâncias. Então, comecei a agradecer a Deus em voz alta e minha irmã entrou em concordância comigo : “Obrigado Senhor, por não ter havido um curto circuito que pudesse gerar um incêndio na casa; obrigado por não ter saído nenhuma faísca de um fio que pudesse ter nos queimado. O Senhor é muito maior do que o que está acontecendo. O que é um problema de luz para ti Senhor? O que é conseguir um eletrecista no domingo para ti Senhor? Eu te agradeço por isso e peço perdão por ter me preocupado e me aborrecido”. Fui então até o quarto pedir para o meu fiho fazer o mesmo. Ao me dirigir para falar com ele a luz do quarto acendeu. Rapidamente verifiquei e constatei que, a luz havia retornado em toda a casa.

Reflexão dirigida:

1) Agradeça publicamente a Deus por todas as coisas.

2) Participe do “Diário da Gratidão” no Blog.
3) Faça da gratidão um hábito em sua vida.