23 de janeiro de 2009

23 de Janeiro de 2009 - Oração - Por um Ano de Luz



“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto.” Mateus 6:6



Orar é ligar-se à verdadeira fonte da vida, onde jorra água fresca e cristalina . Como caminhantes no árido deserto que muitas vezes nossos dias se tornam, beber dessa água além de saciar a nossa sede, nos renova as forças para continuarmos caminhando. Se no passado já era imprudente deixar de orar e beber da água da vida, Deus nos adverte que deixar de orar hoje em dia já não é mais imprudência e sim suicídio espiritual, pois o sol sobre o mundo está esquentando dia a dia, e aqueles que não beberem da água da fonte, que gera toda a vida, sucumbirão. Portanto é hora de abrirmos os olhos, pois o tempo urge. É hora de renunciarmos a algumas coisas para termos tempo para fazermos nossa oração diariamente e suplicarmos a Deus que ele nos revele quais áreas de nossa vida precisam ser corrigidas, pois queiramos ou não admitir, sempre há erros a serem corrigidos uma vez que somos alunos aprendendo com o nosso grande Mestre Jesus.

Reflexão Dirigida:
1) Você tem o hábito de agradecer à Deus por cada dia vivido?

2) Você ora pela vida dos que ama?

3) Em 2009 faça algo diferente: ore agradecendo ao invés de só pedir e muitas portas se abirão em sua vida. Experimente!


22 de Janeiro de 2009 - Amor e Ciúmes - Por um Ano de Luz



“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Romanos 13:10

Amor, segundo o dicionário Aurélio é o sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem; é o sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa. Muitas são as manifestações positivas de amor e cuidado, entretanto há que se estar atento às armadilhas do caminho, que podem colocar o ciúme e o controle como uma manifestação de amor. As definições de ciúme são muitas, mas podemos conceituá-lo como um conjunto de emoções desencadeadas quando há alguma ameaça à estabilidade ou a qualidade de um relacionamento íntimo que é valorizado. Via de regra, o ciúme é um sentimento que gera grande sofrimento tanto a quem o sente, como a quem o recebe. Pelo medo da perda, o ciúme pode levar a pessoa a cometer atos de extrema agressividade física, podendo gerar sérios problemas familiares e culminar com tragédias passionais. O ciúme quando passa dos limites é doentio e considerado uma enfermidade que necessita de tratamento médico. O amor não faz mal ao próximo, ele é o fertilizante que aduba a terra do nosso coração, e faz com que o nosso melhor floresça. O amor cura, restaura, fortalece e ilumina, sendo como a água fresca que nos dá condições de atravessar áridos desertos.

Reflexão Dirigida:

1) Como tem sido o amor que você tem oferecido em seus relacionamentos íntimos?

2) Você se considera uma pessoa ciumenta? Muito ciumenta?

3) Lembre-se que antes de atormentar o outro o ciúmes é um sentimento que "tortura" a

quem o sente, causando muito mal.