31 de dezembro de 2009

28 de Dezembro - Confiança


"Confie em Deus, o Senhor e faça o bem" Salmo 37:3

Hoje! O dia mais importante. Perceba que o que você está fazendo agora seja ler, escrever, tomar um café, abraçar e consolar alguém ou estudar, é uma dádiva de Deus. Aproveite esse momento único! Ele não acontecerá de novo. Cada instante é precioso e deve ser aproveitado totalmente. Felicidade é viver o hoje seja ele fácil ou difícil, da melhor maneira possível. Afinal, cada dia está nas mãos de Deus, o grande Criador de todas as coisas. Ele sabe o que é melhor para nós. Viva intensamente o dia de hoje, concentre-se nele, cumpra plenamente o propósito para esse dia e deixe o amanhã nas mãos de Deus, que cuida com amor de cada um de nós.
Reflexão Dirigida:


1) Você valoriza cada momento que vive?


2) Agradeça a Deus pelo dom da vida.

3) Confie o seu futuro a Deus e viva o presente.

10 de novembro de 2009

10 de Novembro - Profeta Jeremias


“Antes do seu nascimento, eu o escolhi e separei para que você fosse um Profeta para as Nações” Jeremias 1:5

Jeremias foi um Profeta que nasceu de uma família sacerdotal de uma aldeia da Judéia, por volta do ano 650 antes de Cristo. Ele profetizou ao longo de cinco reinados e durante a destruição de Jerusalém em 586 antes de Cristo. Chamado para o Ministério quando era ainda um jovem de temperamento tímido e hesitante, coração ardente e sensível, sua tarefa de Profeta foi austera, uma vez que não cessava de combater os abusos, injustiças e desregramentos do povo. Como profetizava “verdades” que o povo não queria ouvir, foi caluniado, acusado de derrotista, preso e correu o risco de perder a vida. Jeremias foi preso em uma cisterna com o fundo cheio de lodo, de onde ele é libertado por um escravo do rei. Apesar de tudo Jeremias escolheu manter-se fiel à Deus. Sempre destemido, apesar de seu caráter tímido, continua a prever a queda de Jerusalém, mas anuncia que haveria ainda uma esperança no porvir. O livro de Jeremias é singular, pois revela não somente as palavras do profeta, mas também os pensamentos e sentimentos dele. Jeremias obedeceu fielmente à vontade de Deus apesar dos obstáculos incríveis que enfrentou. Por intermédio de Jeremias Deus revelou como Ele se sente ao ser rejeitado por seu povo e também como se importou com um profeta que permaneceu fiel em face do mais difícil chamado. O Livro de Jeremias está no Antigo Testamento da Bíblia, convidando-nos a cultivar a esperança mesmo em meio a grande escuridão, pois Deus é fiel.

Reflexão dirigida:

1) Leia o Livro de Jeremias na Bíblia na Linguagem de Hoje.

2) Você acredita que Deus é fiel? E você tem sido fiel a Ele?

3) Qual é o chamado de Deus para a sua vida?

28 de outubro de 2009

Fotos Araraquara - Parte 2

Oficina "Mediação de Conflitos"
Centro de Referência do Jovem e Adolescente
Araraquara - SP - Outubro/2009
Grupo "Os Idealizadores"









Grupo "Arco-Íris"


Grupo "Quatro Gomos" com o privilégio de ter o "Sansão" considerado o menor jogador do mundo.












Grupo "Juntos Chegaremos lá"




Parabéns Eliane pelo carinho com que preparou o ambiente e tudo mais para o nosso encontro!



Um abraço a todos os Profissionais envolvidos pela participação e interesse!


22 de outubro de 2009

Fotos - Parte 1

Oficina "Mediação de Conflitos"
Centro de Referência do Jovem e Adolescente
Araraquara - SP - Outubro/2009

Formação dos Grupos

Grupo "Mudanças e Melhoras"

Grupo "De Mãos Dadas"

Grupo "Esperança"


Grupo "Azulis"

Parabéns aos participantes pelo comprometimento profissional.
Um abraço a todos e até breve!








































28 de setembro de 2009

JOGOS COOPERATIVOS - JOGOS COMPETITIVOS : DIFERENÇAS


Os Jogos cooperativos foram criados com o objetivo de promover a auto-estima e a convivência, sendo dirigidos para a prevenção de problemas nas relações e no âmbito social. A interação cooperativa com os outros é necessária para o desenvolvimento da auto-estima, confiança e da identidade pessoal, que são elementos importantes para o bem-estar psicológico. Se o jogo tem presentes os valores de solidariedade e cooperação, começamos descobrir a capacidade que cada um de nós tem para sugerir idéias”(Brown 1995). Competir e cooperar são possibilidades de agir e ser no mundo. Os Jogos Cooperativos propõe uma interação social em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos, enquanto nos Jogos Competitivos a interação social e os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição umas às outras, e os benefícios são concentrados somente para alguns. Na situação cooperativa os participantes são mais sensíveis às solicitações dos outros, e há uma maior homogeneidade na quantidade de contribuições e participações enquanto na situação competitiva, são menos sensíveis às solicitações dos outros e há uma menor homogeneidade na quantidade de contribuições e participações. Enquanto se joga cooperativamente os participantes percebem que atingir os seus objetivos é, em parte conseqüência da ação dos outros membros, enquanto na prática do jogo competitivo os participantes percebem que seus objetivos são incompatíveis com a obtenção dos objetivos dos demais, uma vez que um tem que perder para o outro ganhar.





10 de setembro de 2009

9 de Setembro - Violência Doméstica Ligue 180


“Levantai-vos mulheres que estais sossegadas e ouvi a minha voz” Isaías 32:9

A Fundação Perseu Abramo realizou uma pesquisa com 2502 mulheres em 187 municípios de 24 Estados brasileiros, sob o tema “A mulher brasileira nos espaços público e privado”. Os resultados obtidos foram alarmantes: 33% das mulheres já sofreram algum tipo de violência física; 20% sofreram uma forma de agressão mais branda como tapas e empurrões; 18% agressão psíquica; 11% foram espancadas pelo menos uma vez. Esses são apenas alguns números, mas há muito mais. Medidas têm sido tomadas para o enfrentamento dessa chaga na Sociedade. Em 2005 foi criada em caráter experimental a “Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180” , cuja ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional. A partir de 2006 passou a funcionar 24 horas por dia, inclusive durante os finais de semana. O serviço obteve um retorno tão grande que registrou no primeiro semestre de 2008 um aumento de 107,9% no número de ligações em relação ao mesmo período do ano anterior. Vemos o mover de Deus fazendo as trevas recuarem. Pessoas estão sendo levantadas em defesa das vítimas de violência doméstica tanto com relação a mulheres como crianças e adolescentes. E nós o que podemos fazer? Divulgar o “Ligue 180” para o maior número possível de mulheres. Fazer parte do movimento em defesa da justiça, nos tira do papel de meros expectadores da vida e nos coloca como agentes promotores do bem. Faça parte!

Reflexão dirigida:
1) Divulgue o número de defesa da mulher : Ligue 180.

2) A Lei Maria da Penha tem feito a diferença em todo o país.

3) Leia a Biografia da Maria na Penha postada no Blog.

20 de agosto de 2009

20 de Agosto - Mães de joelho, filhos de pé.


“Até que eu, Débora, me levantei, por mãe de Israel me levantei” Juízes 5:7


Em maio de 1995 por ocasião da Consulta Global sobre Evangelização Mundial em Seul na Coréia, o Pastor Jeremias P. da Silva assistiu à consagração dos primeiros 100 mil jovens para a obra missionária de evangelização. Durante a consagração foi feito uma menção de gratidão às mães que oraram para que esse momento se tornasse realidade. Esse fato fez nascer no coração do Pastor Jeremias bem como do Pastor Marcelo Gualberto o sonho de ver aconde oração tem como alvo despertar milhares de mães para o compromisso de orar diariamente por seus filhos biológicos, adotivos e espirituais. O Brasil conta hoje com mais de 50 mil mães de tecer algo semelhante no Brasil. Assim eles lançaram um desafio para que as mães brasileiras começassem a orar intensamente por um despertar missionário no Brasil. A esposa do Pastor Jeremias, Ana Maria, foi convidada a unir-se a eles e assim os três iniciaram esse movimento, que tem como nome: “Desperta Débora” que veio da leitura do livro de Juízes (5:7-12) no Antigo Testamento da Bíblia. Esse trecho conta que Débora foi uma juíza que se levantou como mãe para defender Israel, sua nação, e desafia a si mesma dizendo: “Desperta Débora, desperta. Desperta, acorda”. Esse movimento diferentes denominações religiosas. As nossas crianças, adolescentes e jovens precisam de orações incessantes, pois vivem expostos às pressões tão incrivelmente perigosas como as drogas, violência, sexo, etc. Creia: a sua oração faz a diferença.
Reflexão Dirigida:
1) Mães de joelhos, filhos de pé.
2) Ninguém ora por um filho como uma mãe.
3) Informe-se mais sobre o Movimento Desperta Débora.

19 de Agosto - Daniel I






“Ele revela o profundo e o escondido, conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz” Daniel 2:22


No ano de 623 antes de Cristo na cidade de Jerusalém, nasceu em uma família real o Profeta Daniel. Aos 17 anos foi levado para a Babilônia quando Nabucodonosor invadiu sua terra natal. Após três anos de estudos, foi selecionado para o serviço real. Nesse meio tempo o rei Nabucodonosor teve um sonho que o deixou muito perturbado e então mandou chamar os magos, astrólogos e caldeus para interpretarem seu sonho, prometendo como recompensa grande honra e muitas dádivas. Passado algum tempo os caldeus disseram ao rei que não havia pessoa sobre a terra que pudesse fazer tal interpretação, somente os deuses cuja morada não é na terra. Por isso o rei muito se irou e enfureceu, ordenando que matassem a todos os sábios da Babilônia. Ao buscarem Daniel e seus companheiros para serem mortos, Daniel pediu um tempo ao rei para interpretar o sonho. Então Daniel pediu aos seus companheiros para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que não perecessem. Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite. Daniel então, foi à presença do rei e disse a interpretação do Sonho. O rei então lhe respondeu: “Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios”. A partir de então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governo de toda a província, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios da Babilônia.

Reflexão dirigida:

1) Peça a Deus que traga à luz algo que está oculto em sua vida.

2) Que as nossas atitudes glorifiquem a Deus como fez Daniel.

3) Daniel orava três vezes ao dia. E você costuma orar?

20 de julho de 2009

CEU MENINOS - 18 de Julho












E aí galera do Ceu Meninos... parabéns pela participação e interesse. Uma turma alegre e divertida que fará a diferença aonde trabalharem!





O flagra de "alguns" fazendo um "recreio" por conta própria durante a Oficina...e justiicando: o cafézinho e as bolachinhas estavam nos olhando...




Foi muito bom conhecer vocês. Sei que farão um ótimo trabalho.

Um abraço a todos!

SÃO MATEUS - 7 de Julho



E aí galera da Diretoria de Ensino de São Mateus e região... parabéns pela participação apesar do horário... Vocês foram maravilhosos!




Desejo-lhes um ótimo trabalho no Recreio nas Férias!

Um abraço a todos!

CEU AGUA AZUL - 14 de Julho

E aí galera do Céu Água Azul... parabéns pela participação e interesse. O trabalho desenvolvido por vocês nessa região é maravilhoso! Continuem...





Muita criatividade, alegria e cooperação...



Foi muito bom conhecer vocês. Sei que farão um ótimo trabalho.
Um abraço a todos!

17 de julho de 2009

18 de Julho - Uma Questão de Caráter

CEU ALVARENGA - 12 de Julho



E aí galera do Ceu Alvarenga... que bom conhecer vocês!
Parabéns pelo interesse e participação nas atividades!



Muita criatividade e diversão em nossas atividades.
Vocês foram maravilhosos!



Desejo a todos um ótimo trabalho.
Que possamos nos encontrar outras vezes.

Um grande abraço a todos!
















16 de julho de 2009

15 de Julho - Profeta Elias

“E os três discípulos viram Moisés e Elias conversando com Jesus” Mateus 17:3

O nome Elias, vem de "El" (Elohim, Deus) e "a" de Yah (Jeová/Yahweh ou Senhor), o pequeno "i" significa "de", ou seja significa: "O Senhor é Deus" ou "O Senhor é meu Deus". Elias foi um profeta que viveu no século IX a.c. Originário de Tesbi, na região da tribo de Naftali, mais tarde chamada Galiléia, exerceu seu ministério no reino do Norte. Um homem simples, sem títulos, sem formação requintada, sem prestígio social, foi chamado por Deus a profetizar exatamente contra aqueles que tinham o poder nas mãos. Um anônimo em meio a uma sociedade orgulhosa, opressora e idólatra. Um homem comum que Deus transformou em seu porta-voz para confrontar a idolatria e o mal, reinantes na sociedade da época. Foi humilde o suficiente para curvar-se à vontade de Deus, sem jamais desobedecer- lhe. O ministério de Elias foi marcado por profecias, milagres, desafios e muitas experiências com Deus: Ressuscitou o filho de uma viúva; enfrentou 400 profetas do deus falso chamado Baal; mandou que descesse fogo do céu para consumir os soldados do rei Acazias; dividiu as águas do Jordão; apareceu a Jesus Cristo, na transfiguração. Ainda no final do seu ministério, o fato mais notável acontece, quando lhe apareceram cavalos e carros de fogo e, em um redemoinho, ele foi levado ao céu. Elias, um exemplo de coragem, fidelidade e confiança em Deus.

Reflexão Dirigida:

1) Deus capacita seus escolhidos.

2) Vale a pena ler a história de Elias.

3) Que a fidelidade à Deus seja uma meta.

13 de julho de 2009

CEU FEITIÇO DA VILA - 11 de Julho 2009


E aí galera do Céu Feitiço da Vila...parabéns pois apesar da chuva forte e muito frio vocês compareceram com muita boa vontade!




Continue a história...




E...




Muitas risadas... e muita criatividade...


E a "história" foi construída... e que história!!


Ao mudarmos de ambiente alguns "não entenderam" muito bem o que era para fazer e foram flagrados fazendo um "recreio" por conta própria. Vale lembrar que na hora do flagrante muitos fugiram e não foram fotografados.



Foi ótimo conhecer vocês. Boa sorte no trabalho que irão realizar. Tenho certeza que realizarão um excelente trabalho onde forem.
Um grande abraço a todos!

JOGOS COOPERATIVOS - APRESENTAÇÃO

ROLETA





Material: Nenhum




Disposição: Dois círculos de igual número de participantes, sendo um dentro do outro.

Desenvolvimento: Formar um grande círculo e numerar oralmente os participantes a partir do número um. Pedir para que os participantes que foram numerados com número pares, dêem dois passos para dentro do círculo, formando assim um círculo menor que ficará dentro do outro. Ao sinal do facilitador o círculo de dentro começa a girar para o lado direito e o círculo de fora formado pelos números ímpares, começa a girar para o lado esquerdo. Ao novo sinal do facilitador os dois círculos param de girar, um participante do círculo de dentro, se apresenta e começa a conversar com o participante do círculo de fora. Após alguns segundos, é dado um novo sinal pelo facilitador e novamente os círculos começam a girar e se repete a atividade.


Objetivos: Socialização, contato visual, contato físico (aperto de mãos), apresentação. Trabalhar lateralidade, numeração, ordem crescente e decrescente, números pares e números ímpares.






10 de julho de 2009

9 de Julho - Por Telefone

EMEI NOEMIA IPPOLITO - 5 de Julho 2009


E aí galera da EMEI NOEMIA IPPOLITO... Foi ótimo ter conhecido vocês! Uma turma divertida e alegre que farão com certeza um ótimo trabalho no Recreio nas Férias.


Minutos antes de prepararmos o "Abraço do Amigo"... e como vieram mensagens lindas nas bexigas, não foi mesmo?


Aqui já tínhamos nos divertido (e muito...) com a atividade "Continue a História"
Desejo a todos um ótimo trabalho. Que possamos nos encontrar outras vezes!
Nos próximos dias estarei colocando as atividades no Blog, acompanhe. Para vê-las vá em Marcadores: Jogos Cooperativos
Um abraço!



EMEF HEITOR DE ANDRADE - 4 Julho 2009


E aí galera da EMEF HEITOR DE ANDRADE...Foi muito bom o tempo que passamos juntos. Com certeza farão a diferença aonde forem trabalhar no Recreio nas Férias.


A galera no "Jogo das Associações"... aquele em que os dois coordenadores de Pólo associaram o pregador com a embalagem das bisnaguinhas... justificando que: afinal quem é que não comeu uma bisnaguinha e depois fechou o saquinho com um pregador? Isso é que é criatividade!!!

Desejo a todos um excelente trabalho no Recreio nas Férias.
Nos próximos dias estarei colocando as atividades no Blog, acompanhe.
Para vê-las vá em Marcadores: Jogos Cooperativos.
Um abraço!




































































28 de maio de 2009

25 de Maio - Rainha Ester

“Pois como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo?” Ester 8:6

Ester viveu aproximadamente em 483 antes de Cristo. Foi criada, como filha, por um primo chamado Mardoqueu, após ficar orfã de pai e mãe. Omitindo que era judia, ganhou o concurso de beleza do rei Assuero e se tornou sua nova rainha. Um dos ministros preferidos do rei, chamado Hamã, se enfureceu e passou a perseguir Mardoqueu por recusar-se a curvar-se diante dele, e também a todos os demais judeus, com intenção de destruí-los. Conseguiu convencer o rei Assuero que então emitiu uma ordem no sentido de destruir todo o povo judeu. Quando Ester soube do terrível perigo que ameaçava o seu povo ela não hesitou um só momento, e enfrentando as leis que proibiam a presença de homem ou mulher, diante do rei sem ter sido chamado, e cuja pena era a morte, Ester compareceu, pois estava animada pelo espírito de amor ao seu povo, injustamente perseguido. O rei entretanto, que amava sua esposa a recebeu e ouviu o seu pedido. Conseguiu então Ester, expor ao rei as maldades de Hamã, sua crueldade e o ódio que tinha aos judeus, ao mesmo tempo que o rei tomava conhecimento que Mardoqueu tinha certa ocasião salvo sua vida. Dessa forma Hamã foi condenado e a perseguição contra os judeus terminou. Através da sua atitude sábia e corajosa Esther salvou a própria vida, a de Mardoqueu e a de um grande número de judeus na Pérsia.


Reflexão dirigida:

1) Você arriscaria a sua vida para defender os que ama?
2) Peça a Deus coragem para fazer o que precisa ser feito.
3) Como aconteceu com Ester, Deus tem um propósito especial para cada um de nós.

24 de Maio - Quebra de Maldição no Casamento


“A morte e a vida estão no poder da língua.” Provérbios 18:21
"Estávamos orando quando uma mulher disse: “Durante a oração, me veio muito forte à mente algo que aconteceu comigo antes do meu casamento. Comecei a namorar um rapaz, que hoje é o meu marido, mas minha mãe nunca esteve de acordo. Mesmo assim, persisti num relacionamento escondido. Um dia quando saía de casa, ela me perguntou aonde eu ia. Sem saber o que responder, minha mãe automaticamente desconfiou de que eu estava indo à casa dele. Ela então me disse: “Você pode ir à casa dele e inclusive se casar com ele, mas saiba de uma coisa: quando se casarem, quem sustentará a casa será você!” Infelizmente, desde quando me casei, de fato, quem tem sustentado a minha casa sou eu. Eu é que compro as coisas para o meu marido e também tenho que manter as minhas filhas. Meu marido não arranja emprego. Esta praga da minha mãe se cumpriu”. Após a revelação que Deus havia lhe trazido, começamos a orar pela quebra da maldição proferida pela sua mãe. Após dez dias, essa mulher voltou para me contar que a partir daquela oração, tudo mudou em sua vida e em seu lar, pois seu marido já estava empregado.Pudemos então, juntos glorificar a Deus." (Alcione Emerich, Heranças do Passado). Lembremos que a verbalização é um dos principais mecanismos espirituais para que as coisas aconteçam no plano físico.
Reflexão dirigida:
1) Ouça a Deus. A oração é um diálogo e não um monólogo.
2) Cuidado com suas palavras, elas geram bênçãos ou maldições.
3) Faça a oração de libertação espiritual para seu casamento: http://angelscrist.blogspot.com.br/2010/03/oracao-contra-inveja.html

28 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Seu Tempo - 23 de abril


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1

Com freqüência ouvimos: “Eu não tenho tempo”. Contudo, uma grande parte das pessoas desperdiça uma enorme quantidade de tempo. Todos nós dispomos da mesma parcela de tempo. O que conta é o que fazemos com ele. Administrar nosso tempo é importante para que consigamos realizar aquilo que desejamos. Entretanto, isso exige de nós disciplina e atenção. Planejar nosso dia na noite anterior, e escrever o que pretendemos fazer, de forma que possamos checar a lista quando necessário, nos ajudará a organizar melhor nossas atividades. Comece bem o seu dia, agradecendo a Deus pela noite de descanso e por estar acordando com saúde e boa disposição. Apresente a Ele cada detalhe dos seus planos e peça a sua benção e proteção. Lembre-se que faz parte da vida, sermos surpreendidos por interrupções inadiáveis ou emergências, portanto, não se permita ficar ansioso por não ter conseguido fazer tudo o que planejou, pois poderá fazer no dia seguinte. Faça intervalos durante o dia, tanto para relaxar como para renovar suas forças. Uma breve oração seguida de uma pequena caminhada pelo ambiente, ou um alongamento, irá lhe dar uma nova disposição para continuar suas atividades. Procure administrar o seu tempo, de forma a conseguir investir em sua vida espiritual, porque isso ninguém pode lhe roubar, além de ser uma escolha inteligente e prudente que lhe auxilia a viver de forma equilibrada o seu dia a dia.

Reflexão Dirigida:

1) Você planeja de forma saudável o seu dia?
2) Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

3) Separe sempre um tempo do seu dia para aqueles que ama.

REDE DE LUZ 2009 - 22 de abril


“Orai sem cessar”. 1 Tessalonicenses 5:17

Contam que isso aconteceu em um mosteiro chinês há muito tempo atrás. Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou: - Mestre, por que devemos orar e ler a Bíblia? Se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? O mestre não respondeu imediatamente e ordenou ao discípulo: - Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui. O discípulo pegou o cesto sujo, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada. O mestre perguntou-lhe: - Então meu filho, o que você aprendeu? O discípulo respondeu: - Aprendi que cesto de junco não segura água. O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo. Quando o discípulo voltou, o mestre perguntou-lhe: Então, o que aprendeu? Que cesto furado não segura água – disse-lhe o discípulo. O mestre, ordenou-lhe que repetisse a tarefa. Depois da décima vez o discípulo estava exausto. Novamente o mestre lhe perguntou: - Então meu filho, o que você aprendeu? O discípulo, admirado respondeu: O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo. O mestre então concluiu: - Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia, o que importa na verdade, é que no processo da oração e da leitura a sua mente e a sua vida ficam limpas diante de Deus.



Reflexão dirigida:

1) A oração faz parte do seu dia a dia?

2) Você acha que alguma área da sua vida precisa de mais luz?

3) Leia a Bíblia na Linguagem de Hoje, você entenderá melhor.

24 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 21 de abril

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará”. Salmo 37:5
João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligente, mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa além do seu mundo material. Um certo dia estava fechando a farmácia, quando chegou uma criança aos prantos dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer. Muito nervoso e após insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia para pegar o remédio. Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio no escuro mesmo e entregando à criança que agradeceu e saiu dali às pressas. Minutos depois percebeu que havia entregado o remédio errado para a criança e que se sua mãe o tomasse seria morte instantânea. Desesperado tentou alcançar a criança, mas não teve êxito. Sem saber o que fazer e com a consciência pesada ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existisse um Deus, que não o deixasse passar por assassino. De repente, sentiu uma mão a tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar, deparou-se com a criança a dizer: “Senhor, por favor, não brigue comigo, mas é que cai e quebrei o vidro do remédio, dá pro senhor me dar outro?” Deus nos dá o livre arbítrio para escolher, se quremos ou não caminhar com Ele.



Reflexão dirigida:


1) Você crê em Deus? Confia Nele?

2) Quando caminhamos com Deus tudo se torna mais fácil.

3) A oração tem um poder maior do que podemos imaginar.

REDE DE LUZ 2009 - 20 de abril

“Bem aventurado aquele cuja esperança está posta no Senhor seu Deus”. Salmo 146:5

Que Deus não permita que eu perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida possui muitos momentos dolorosos. Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas. Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia. Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos.
Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos. Que eu não perca o romantismo, mesmo sabendo que as rosas não falam. Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.
Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão em meus olhos e escorrerão por minha alma. Que eu não perca a vontade de doar o enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado. Que eu não me esqueça nunca que Deus me ama infinitamente e que um pequeno grão de alegria e esperança é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor.



Reflexão dirigida:


1) Plante em seu caminho sementes de fé e de amor.

2) Distribua alegria e esperança por onde passar.

3) Seja como o sol, que ao chegar ilumina e aquece os corações.

REDE DE LUZ 2009 - Mãe Eu Te Amo - 19 de abril


“Honra o teu pai e tua mãe”. Êxodo 20:12

Esse é o relato de um homem, publicado em um Jornal Regional: “Minha mãe estava viúva há 19 anos e eu a visitava ocasionalmente. Por insistência de minha esposa, eu a convidei para jantar e ir ao cinema, teríamos um tempo só nós dois. Depois de alguns dias, quando fui buscá-la a encontrei me esperando na porta com seu casaco, havia feito um penteado e usava o vestido com que celebrou seu ultimo aniversário de bodas. Seu rosto sorria e irradiava luz. – “Eu disse a minhas amigas que ia sair com você, e ficaram muito impressionadas”. Comentou enquanto subia no carro – “Elas nem podem esperar para escutar a respeito de nosso passeio. Me aguardam amanhã”. Fomos a um restaurante não muito elegante, mas, sim, aconchegante, minha mãe se agarrou ao meu braço como se fosse a primeira dama. Durante o jantar tivemos uma agradável conversa, colocando em dia a vida um para o outro. Falamos tanto que perdemos o horário do cinema. “Sairei contigo outra vez, mas, só se você me deixar fazer o convite” – disse minha mãe quando a levei para casa. Concordei. Dias mais tarde minha mãe faleceu de um infarto fulminante, tudo foi tão rápido que não pude fazer nada. Depois de algum tempo recebi um envelope de uma de suas amigas com um bilhete que dizia: “Jamais poderás entender o que aquela noite significou para mim”. Nesse momento compreendi a importância de dizer “Te amo” e de dar aos nossos entes queridos o espaço que merecem em nossa vida, pois nada é mais importante do que Deus e nossa família. Dedique tempo aos seus familiares, porque eles não podem esperar”.

Reflexão Dirigida:

1) Deus nos chama a honrar pai e mãe.

2) Não economize a frase: Te amo.

3) Surpreenda seus pais. Faça tudo o que puder por eles enquanto há tempo.

23 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Endorfinas Alegria - 18 de abril

“Puseste alegria no meu coração”. Salmos 4:7
As endorfinas são substâncias naturais produzidas pelo organismo humano que, entre outras coisas, aliviam a dor como somente podem fazê-lo as drogas da família da morfina e, o que é mais importante, não têm os efeitos secundários da morfina. As endorfinas também estão estritamente ligadas aos mecanismos de defesa do nosso corpo, e a sensação de bem estar. A boa notícia é que podemos favorecer sua fabricação em nosso organismo. A alegria, a fé, a esperança, a oração, bons momentos vividos, a prática de um esporte ou de um hobby, enfim, tudo isso promove a produção de endorfinas. Procurar nos conhecer melhor, ter certeza daquilo que gostamos e saber o que nos gratifica e nos faz bem, irá contribuir para fazermos escolhas assertivas para o nosso bem estar. Ao cultivarmos a nossa fé em Deus, e o hábito da oração diária, iremos perceber que uma nova perspectiva de vida se abre diante de nós, onde a esperança no sustenta, a coragem nos impulsiona a seguir em frente e a alegria começa a invadir nosso ser a medida que investimos em nossa vida espiritual, pois passamos a ter a certeza de que aja o que houver jamais estaremos sozinhos ou esquecidos por Deus. E com certeza, com esse estado de espírito, tudo será mais favorável em nosso dia a dia, além de colaborarmos de forma ativa para a produção de endorfinas em nosso organismo.

Reflexão Dirigida:
1) Qual tem sido seu investimento em sua vida espiritual?

2) Você possui o hábito de orar diariamente?

3) O que você pode fazer para ter mais alegria no seu dia?












22 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Ladrões Emocionais - 17 de abril


“ Sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”. Mateus 10:16
Pelo aumento crescente da violência nos dias atuais, vivemos em estado de atenção e alertas com relação a assalto, seqüestros, tiroteios, etc. Entretanto, é preciso também estarmos atentos aos roubos que ocorrem de maneira velada e sorrateira, sem que percebamos. Muitas pessoas, roubam a nossa paz interior, nossa alegria, entusiasmo, esperança, etc. Podem também, seqüestrar nossos sonhos e planos, os mantendo presos em suas mãos. Outras vezes, com palavras de crítica, acusação, menosprezo e desvalorização, nos acertam em cheio com artilharia pesada, disparando tiros emocionais, que nos ferem e nos colocam para baixo. Você já perdeu a sua alegria, simplesmente porque compartilhou algo significativo com alguém? Ou se angustiou ao ser envenenado por uma mentira, contra alguém que goste? Ou ainda, estava bem disposto e ao encontrar determinada pessoa, toda sua energia foi embora e a pessoa ficou ótima, enquanto você ficou arrasado? Então, você sabe o que é ser roubado emocional ou espiritualmente. Essa é uma pequena amostra dos estragos que ladrões emocionais e ladrões espirituais podem nos causar se permitirmos. A oração diária, buscando a proteção de Deus, bem como, falar menos da nossa vida e nossos planos; observar mais como nos sentimos com tal pessoa e em tal lugar, irá nos ajudar. Lembremos que a nossa confiança deve ser conquistada não por palavras, mas sim, por gestos e atitudes.
Reflexão Dirigida:
1) A prudência é um ingrediente da sabedoria.
2) Os limites existem para serem usados.
3) As aparências enganam. Busque Deus para ir além das aparências.

21 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Memorando de Deus - 16 de abril


“Porque és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti” Isaías 43:4


Memorando de Deus para você: “Você se lembra do nosso segredo? Não, você não pode lembrar. Deixa-me partilhar com você, mais uma vez, o segredo que eu te disse ao nascer e que esqueceu: “Você é o meu maior milagre. Você é o maior milagre do mundo”. Foram essas as primeiras palavras que ouviu. Você é o mais valioso tesouro na face da terra, pois você sabe quem te criou, e existe apenas um exemplar de ti. Uma obra de arte única. Nunca, em todos os bilhões de seres humanos que caminharam neste Planeta, desde o início dos tempos, houve alguém exatamente igual a você. Nunca, até o fim dos tempos, haverá outro tal como você é. Um tesouro sem preço, dotado de qualidades mentais, de fala e movimento, aparência e atos, como nenhum outro já existiu, existe ou existirá. Por que você se avaliou em tão pouco, quando você vale todo o tesouro de um rei? Por que ouviu aqueles que te diminuíram e, muito pior, porque acreditou neles? Não, não ouça aos que te desvalorizam. Escuta a mim. Não esconda mais a tua singularidade na escuridão. Traze-a à luz. Mostra ao mundo. Se esforce para não caminhar como teu irmão caminha; nem falar como teu líder fala, nem trabalhar como trabalha o outro. Jamais faças como outro. Não imites ninguém. Seja você mesmo. Mostra tua raridade ao mundo. Proclama a tua singularidade ao mundo, e ele te reconhecerá, pois...Você é o meu maior milagre... Você é o maior milagre do mundo”. (Memorando de Deus I – autor desconhecido).


Reflexão Dirigida:
1) Você é precioso para Deus.

2) Seja o seu melhor amigo.

3) Não permita que ninguém roube o seu valor pessoal.