28 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 28 de fevereiro


“Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 9:35


Vivemos uma série de experiências em nossas vidas, até chegarmos ao dia de hoje. Muitas delas nos causaram traumas que foram armazenados em nosso inconsciente e podem estar nos afetando até hoje e nos impedindo de viver uma vida plena. Tenhamos ou não consciência, todos nós precisamos de cura interior. Abra o seu coração e receba a cura que Deus quer lhe dar através dessa oração: “Curai-me Senhor de tudo aquilo que possa ter me afetado durante o período em que estive em gestação no ventre na minha mãe. Curai em mim Senhor, toda a angústia do nascimento, todo sentimento de rejeição, naquele momento em que fui expulso do ventre da minha mãe. Curai o trauma do corte do cordão umbilical e toda a agressão do ar aos meus pulmões, aos meus olhos, do barulho aos meus ouvidos e da sensação de frio ou calor. Curai Senhor a agressão do mundo que eu sofri naquele momento e toda a dificuldade de adaptação à vida fora do útero da minha mãe. Em cada experiência de dor desse momento Senhor, toca com vosso maravilhoso amor e tudo será curado. Eu creio e recebo a cura que vem de ti Senhor, obrigado.”

Reflexão dirigida:

1) Faça essa oração outras vezes.

2) Seja qual for a dificuldade, clame a Deus por cura.
3) Lembre-se que a sua cura é diretamente ligada à sua fé.

REDE DE LUZ 2009 - 27 de fevereiro


“ Mas faça-se tudo descentemente e com ordem.” 1 Coríntios 14:40

Conviver aonde quer que seja e com quem for, exige de nós ordem e respeito.O caos além de nos confundir mental e emocionalmente, gera um desgaste excessivo e desnecessário da nossa energia. Viver de forma organizada, nos auxilia a administrar melhor o nosso tempo e as nossas atividades. Experimente isso: Você abriu? Feche; ascendeu? Apague; ligou? Desligue; desarrumou? Arrume; sujou? Limpe; esta usando algo? Trate com cuidado; quebrou? Conserte; não sabe consertar? Chame quem saiba; vai usar o que não lhe pertence? Peça licença; pediu emprestado? Devolva; não sabe como funciona? Não mexa; é de graça? Não desperdice; não lhe diz respeito? Não se intrometa; não sabe fazer melhor? Não critique; não veio ajudar? Não atrapalhe; prometeu? Cumpra; ofendeu? Desculpe-se; não lhe perguntaram? Não dê palpites; errou? Assuma. Peça ajuda de Deus e contribua com a organização à sua volta. Faça a sua parte mesmo quando os demais não fazem a deles, pois com o passar do tempo poderão aprender com seu exemplo.


Reflexão dirigida:

1) Como você pode tornar sua vida mais organizada?

2) Lembre-se que a organização aumenta o seu tempo.

3) Ensinaremos organização através do nosso exemplo.

REDE DE LUZ 2009 - Espírito Santo - 26 de fevereiro



“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26



Não é da vontade de Deus que andemos tristes, sem esperanças e derrotados. No plano de salvação da humanidade, por amor Ele enviou seu filho Jesus Cristo para ser sacrificado por nós. Por amor, enviou o Espírito Santo para nos consolar e fortalecer, a fim de que lutemos para superar nossas dores e tomemos a decisão de buscar a vitória. Você foi criado para vencer, edificar, superar dificuldades e iluminar o mundo com sua presença, não aceite menos do que isso em sua vida. Não aceite dificuldades como barreiras para impedir que avance, pelo contrário, persista ainda mais, não se dê por vencido, lute ainda mais, aprendendo que a cada adversidade superada mais fortalecido você ficará. Porém é preciso que aceitemos o fato de que não venceremos sozinhos, precisamos de Deus. Desenvolvamos então o hábito de pedir que o Espírito Santo venha sobre nós todos os dias e em todas as circunstâncias de nossas vidas. Se Deus nos enviou esse presente, porque então não utilizar?
Reflexão Dirigida:

1) Abra o seu coração para o Espírito Santo entrar.

2) Deixe o Espírito Santo agir livremente em sua vida.

3) Não se conforme com menos. Busque a vitória e lute pela vitória incansávelmente.

27 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 25 de fevereiro


“Tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.” Hebreus 10:22

Nosso corpo é uma máquina incrível! Dividido em vários departamentos interdependentes, cada um encarregado de determinadas funções, trabalhando em conjunto, formam uma engrenagem maravilhosa que nos permite viver e realizar grandes coisas. Só uma força superior poderia criar algo tão perfeito. O dom da vida é uma dádiva que recebemos de Deus e que devemos cuidar com carinho e respeito, pois prestaremos contas a Ele do que fizemos com o corpo que nos foi confiado. Entretanto, assistimos a cada dia o aumento assustador do número de pessoas valorizando menos a vida. É preciso estarmos atentos com nossos pensamentos e sentimentos pois eles influenciam de forma direta nossa saúde e bem estar. Nossos sentimentos de ódio, rancor, ressentimento e mágoa, possuem o poder de intoxicar nosso organismo e produzir doenças psicossomáticas. Como todos nós desejamos a saúde para viver com alegria, limpemos nossos pensamentos e nossos corações de todo o mal, cultivando assim, a saúde física, mental, emocional e espiritual.

Reflexão dirigida:

1) Você tem cuidado de si mesmo e investido em saúde preventiva?

2) Enfrente o desânimo e vá ao médico, faça exames, marque o dentista.

3) Você está intoxicado emocionalmente? É tempo de se desintoxicar.

25 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Armadura de Deus - 24 de fevereiro


“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficai firmes.” Efésios 6:13


O Apóstolo Paulo passou quase três anos na cidade de Êfeso que fica numa região que hoje faz parte da Turquia. A carta aos Efésios foi escrita quando Paulo estava na prisão, e os conclamava a revestirem-se com a armadura de Deus para se protegerem. Embora passados tantos anos, esse ensinamento continua atual e todos nós podemos nos beneficiar dele, compreendendo que vivemos em meio a uma batalha espiritual entre a luz e as trevas; o amor e o ódio; o bem e o mal e ao nos revestirmos da armadura de Deus formamos uma barreira de proteção sobre nós. Ao mentalizarmos o capacete da salvação peçamos a Deus que ilumine a nossa mente e transforme todos os nossos pensamentos negativos em pensamentos de luz; que ele nos dê olhos espirituais, que nos permitam enxergar além das aparências. Clamemos também, por ouvidos espirituais que nos permitam reconhecer a voz de Deus e identificar os conselhos e sugestões do maligno em nossos ouvidos. E ainda, uma boca que abençoa e proclama as maravilhas do amor de Deus.

Reflexão Dirigida:
1) Além de vestir o seu corpo,revista-se também diariamente com a armadura de Deus.

2) Inicie o seu dia pedindo a benção de Deus sobre tudo o que irá fazer.

3) Todos estamos sujeitos aos ataques das trevas, mas a diferença está na proteção que cada um utiliza.

REDE DE LUZ 2009 - 23 de fevereiro


“Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim?” Salmo 43:5


Segundo a Associação Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos depressão “é um estado emocional de abatimento e tristeza, que varia do desânimo suave até o abatimento total diante da vida”. A sensação de indignidade, sentimento de abandono, perda do amor próprio, pessimismo em relação ao futuro, fazem parte desse estado emocional. Atualmente muitos médicos encaram a depressão como um problema de saúde pública. Além de tratamento médico especializado, há um outro fator que tem se demonstrado eficaz para a vitória contra a depressão que é a fé manifestada através da oração. Entretanto nem sempre é fácil orar quando se está deprimido, porém é importante se esforçar, pois a oração é o meio pelo qual abrimos o nosso coração à Deus para recebermos a cura. Mas, como fazer oração quando nos sentimos no fundo do poço? Faça a sua oração segundo seu estado emocional, isto é, fale para Deus com toda a franqueza de como está se sentindo; desabafe com Ele, peça-lhe para abençoar o seu tratamento e o profissional que estiver lhe acompanhando, e você verá que aos poucos, o mover de Deus juntamente com seu desejo de sair desse estado irá lhe devolver a saúde e a boa disposição para a vida.



Reflexão dirigida:

1) Combata a tristeza e o negativismo, cultivando a alegria e os bons pensamentos.
2) Não se conforme com seu estado emocional, busque ajuda profissional e aceite o tratamento.
3) Peça para alguém copiar em pequenos cartões, trechos da Bíblia que lhe recordem os cuidados e as promessas de Deus, e leia-os várias vezes por dia.

23 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 22 de fevereiro



“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e no temor ao Senhor.” Efésios 6: 4

Estamos educando nossos filhos para enfrentar um mundo em crise, com valores distorcidos e cheio de perigos por todos os lados. É nossa obrigação muni-los das ferramentas. O grande diferencial da posição que cada um terá ao longo da sua jornada, será baseado no que aprenderam conosco. Não ensinaremos respeito, se não respeitarmos; Não ensinaremos amor, se não amarmos; Não ensinaremos solidariedade, se não formos solidários; Não ensinaremos valores morais, se não demonstrarmos esses valores sendo praticados. Não ensinaremos honestidade, se não formos honestos; Não ensinaremos nossos filhos a amar a Deus, se não cultivarmos o amor a Deus. Com a mesma delicadeza e cuidado que semeamos uma semente a fim de que possa brotar, cuidemos com amor e atenção da educação dos nossos filhos, pois o tempo que dedicarmos a isso, nos dará uma maravilhosa sensação de missão cumprida.

Reflexão dirigida:

1) Você tem reservado um tempo para ouvir os seus filhos?

2) Você sabe quais são os sonhos e expectativas deles?

3) O que você semear no coração de seus filhos ninguém poderá tirar.

REDE DE LUZ 2009 - 21 de fevereiro






“Porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo”. João 12:47


Certa vez eu atendi um jovem que estava percorrendo um caminho bastante perigoso e utilizando drogas cada vez mais pesadas. Contou-me coisas aterrorizantes, falou do seu medo, da sua vontade de mudar de vida, e de experiências muito dolorosas que havia vivido. Conversamos por bastante tempo e pudemos sentir o amor de Deus se derramando sobre a sua vida. Ele ficou surpreso ao descobrir que Jesus ao invés de condená-lo, o amava apesar de tudo o que havia feito e estava fazendo. Naquele momento uma luz de esperança brilhou em seus olhos, e seu coração se abriu para receber o amor de Jesus. Nos despedimos com um forte abraço e experimentamos uma profunda troca de amor. Passados alguns dias, recebi um telefonema, me informando que ele havia sido assassinado. Fiquei chocada, mas, compreendi que Deus cuidou dele de tal forma, que o trouxe para sentir-se amado e tocado pelo amor divino de Jesus, e para saber que Jesus não condena, Jesus salva! Que esse depoimento possa fazer com que você, de fato compreenda, o quanto é importante para Deus e que Ele não irá jamais desistir de você, e lutará até no último momento de sua vida para entrar em seu coração.



Reflexão dirigida:

1) Jesus te ama exatamente como você é! Abra o seu coração e deixe-o entrar.

2) Jesus não condena, Jesus Salva!

3) Faça de Jesus o seu melhor amigo.


20 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 20 de fevereiro

"E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre." Lucas1:41

Maria, aquela que gerou Jesus Cristo em suas entranhas e o alimentou com seu sangue. Ao anúncio do anjo embora surpeendida, se alegrou e acolheu a vontade de Deus, mesmo sabendo que da forma como o anjo lhe disse que as coisas aconteceriam, ou seja, uma gravidez antes do seu casamento, iria lhe trazer graves conseqüências. Além disso, o anjo não lhe adiantou que Deus mandaria uma mensagem em sonho ao seu noivo José. Maria porém, pronunciou o “sim” , apesar de tudo o que ele significava de impacto em sua vida, pois ela escolheu ser obediente a Deus. Nós também, somos chamados por Deus para manifestar o seu amor no mundo, levando fé e esperança aos nossos companheiros de caminhada. Que possamos escolher na maioria das vezes dizer “sim” a esse chamado e contribuir para a construção de um mundo mais amoroso.

Reflexão dirigida:

1) Como você reage quando Deus ao invés de fazer a sua vontade, pede para você fazer a Dele?

2) Você tem dito mais “sim” ou “não” para Deus?

3) Precisamos de coragem para dizer o nosso “sim” à Deus

19 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 19 de fevereiro

“Honra a teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” Efésios 6:2

Cada vez mais está se descobrindo que a história de uma pessoa não começa no momento da sua concepção, nem quando é gerada no ventre materno. Sobre ela há uma bagagem hereditária, isto é, a transmissão de caracteres físicos, morais e espirituais dos seus antepassados. A família tem um grande valor aos olhos de Deus, e as Sagradas Escrituras nos falam sobre a herança espiritual, nos alertando que todos nós, somos afetados pelos acertos e erros dos nossos antepassados, e que através de nossos atos estamos construindo uma herança espiritual que deixaremos para os nossos filhos e para as futuras gerações de nossa família. Ao retermos tudo o que de bom aprendemos com nossos pais, e transmitirmos aos nossos filhos, estamos honrando as lutas e vitórias de nossos antepassados. Honrar pai e mãe em vida é amá-los através de atitudes. Honrá-los após a morte é transmitir às novas gerações o memorial que eles construiram em sua jornada na terra.



Reflexão dirigida:


1) Que memorial você está construindo com suas ações?

2) Que herança espiritual recebeu de seus antepassados?

3) Que herança espiritual deixará para seus filhos/familiares?

18 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 18 de fevereiro









“E Jesus, respondendo-lhes, disse: Tende fé em Deus.” Marcos 11:22


“Se minha esposa tivesse tentado falar sobre Deus para mim, decerto a conversa teria degenerado e eu teria saído da sala. Mas, ela foi mais eficiente. Cooperou com Deus na mudança do seu caráter, atitude e aparência. Esforçou-se o quanto pode, enquanto Deus a moldava numa pessoa mais parecida com Jesus Cristo. Observei como ela aos poucos tornou-se mais humilde, íntegra, amorosa e abnegada. E o motivo principal que me levou a abrir a mente para estudar a fé cristã foi o fato dela ter se tornado uma pessoa melhor”.
Nesse depoimento, podemos nos certificar do quanto nosso comportamento enquanto cristãos pode impactar as pessoas, e aproximá-las de Deus, ou afastá-las ainda mais Dele.
O testemunho diário de quem tem fé em Deus, fala mais alto às pessoas à sua volta do que muitas palavras, pois a fé muito antes de ser falada, precisa ser vivida. A fé em Deus nos fortalece de uma maneira incrível, além de possuir o poder de promover a cura física, mental, e emocional em nosso ser.


Reflexão dirigida:

1) A fé é o pássaro que pressente a luz e canta quando a manhã ainda está escura.

2) E você, tem que esforçado a cada dia para se tornar uma pessoa melhor?

3) O que você pode fazer em 2009 para cultivar mais a sua fé em Deus?

17 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 17 de fevereiro



“Peguem as raposas, apanhem as raposinhas, antes que elas estraguem a nossa plantação de uvas que está em flor”. Cânticos 2:15

A margem de uma estrada no interior se erguia esbelta e majestosa árvore. Ela acolhia o viajante cansado, que sob a sua sombra buscava refazer as forças. À noite os pássaros se abrigavam por entre suas ramagens. Um dia, porém, a grande árvore do caminho não resistiu à tormenta e caiu. O que teria acontecido? Alguém observou que o interior do tronco estava oco. Pequenos carunchos penetraram por minúsculas fendas e começaram sua obra de devastação. Ninguém podia perceber o que estava acontecendo dentro daquele tronco até que um dia, com o cerne todo corroído, não resistiu ao vendaval e caiu estrondosamente. O mesmo acontece conosco. Quando mantemos dentro de nós mágoas, ressentimentos e tristezas somos corroídos silenciosamente. A cada nova mágoa que chega em nosso mundo interior se não for renunciada e lançada fora, vai se unindo as que já existem e aumentando o poder de minar nossa fé, esperanças, sonhos e finalmente nossa saúde. Perdoar, renunciar à lembranças amargas e ressentimentos antes de qualquer outra coisa, é um ato de inteligência, de amor para conosco mesmo e de obediência à Deus.

Reflexão dirigida:

1) Tem alguma coisa lhe corroendo internamente?

2) A quem você precisa perdoar?

3) Tenha um gesto de amor por si mesmo. Jogue fora mágoas e ressentimentos.

16 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 16 de fevereiro





“Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atrai.” Jeremias 31:3


O amor é o grande tesouro que nos foi dado por Deus. Somos ricos emocionalmente por podermos amar e ser amados, e isso é o que mais desejamos em nossos corações. Ao amarmos nos sentimos revitalizados, esperançosos e sentimos que viver vale a pena. Somos frutos do amor de Deus, que nos criou seres únicos, plantou a semente do amor em nós e nos capacitou com dons especiais. Ele nos colocou em um mundo de uma beleza natural infinita, riquíssimo de possibilidades aguardando que cada um utilizasse os dons que Ele nos deu, e com isso construíssemos um mundo maravilhoso. Entretanto, alguns passaram a usar os seus dons no sentido contrário dos sonhos de Deus, promovendo o ódio ao invés do amor; a discórdia ao invés da paz; o sofrimento ao invés da alegria; a mentira ao invés da verdade. Outros se distraíram com as pessoas e coisas do mundo e acabaram deixando de lado, seus preciosos dons. Mas, muitos entenderam o que vieram fazer na terra, e através dos seus dons, nos ensinam, nos auxiliam, nos sensibilizam e nos incentivam a nos tornar agentes promotores da paz, manifestando através das nossas palavras e ações o amor de Deus no mundo.


Refexão dirigida:
1) Você tem utilizado os dons que possui?

2) O que você pode fazer em 2009 para promover a paz?

3) Não se esqueça que Deus te ama e nunca irá lhe deixar sózinho.

15 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 15 de fevereiro









































“Tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.” Hebreus 10:22







Nosso corpo é uma máquina incrível! Dividido em vários departamentos interdependentes, cada um encarregado de determinadas funções, trabalhando em conjunto, formam uma engrenagem maravilhosa que nos permite viver e realizar muitas coisas. Só uma força incrivelmente superior à nossa, poderia criar algo tão perfeito. Entretanto, assistimos a cada dia o aumento assustador do número de pessoas valorizando menos a vida. O dom da vida é uma dádiva que recebemos de Deus e que devemos cuidar com carinho e respeito, pois prestaremos contas a Ele do que fizemos com o corpo que nos foi confiado, como veículo para a nossa jornada na terra. É preciso estarmos atentos com nossos pensamentos e sentimentos pois eles influenciam de forma direta nossa saúde e bem estar. Os sentimentos de ódio, rancor, ressentimento e mágoa, possuem o poder de intoxicar nosso organismo e produzir doenças. Como todos nós desejamos a saúde para viver com alegria, limpemos nossos pensamentos e nossos corações de todo o mal, cultivando assim, a saúde física, mental, emocional e espiritual.






Reflexão dirigida:






1) Você tem cuidado de si mesmo e da sua saúde?



2) Enfrente o desânimo e vá ao médico, faça exames, marque o dentista.


3) Pare por um momento e expresse gratidão à Deus pela saúde que possui.

JOGOS COOPERATIVOS - ORIGEM

Os "Jogos Cooperativos" não é algo novo, começou há milhares de anos, quando membros das comunidades tribais se uniam para celebrar a vida. Em 1950 através do trabalho de Ted Lentz nos Estados Unidos os Jogos Cooperativos começaram a ser sistematizados.
Um dos maiores estudiosos do tema é sem dúvida o Prof. Terry Orlick da Universidade de Ottawa no Canadá, que pesquisou a relação entre Jogo e Sociedade defendendo que: “Quando participamos de um determinado jogo, fazemos parte de uma mini-sociedade, que pode nos formar em direções variadas.” E qual direção queremos para nós? Nesse contexto o Jogo Cooperativo nos ajuda a ensinar-e-aprender a viver uns com os outros ao invés de uns contra os outros. Quando se joga cooperativamente, cada pessoa é responsável por contribuir com o resultado bem-sucedido do jogo e assim cada um se sente co-responsável e co-participante. O medo da rejeição é eliminado e aumenta o desejo de se envolver, de fazer parte do grupo. A proposta dos jogos cooperativos deve estar acompanhada de atitudes que favoreçam o respeito, a valorização e a integração de todos. Enquanto educadores conscientes, devemos sempre eliminar as diferenças, sem contudo, deixar de reconhecer que cada ser é um indivíduo com possibilidades e limitações. Neste sentido devemos oferecer oportunidades iguais a todos sem discriminação, para que o participante possa se sentir como peça fundamental dentro do grupo. Dando chance para que as pessoas joguem juntas, tentando superar um desafio comum, contribuímos para que se tornem mais cooperativas e solidárias.






14 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 14 de fevereiro








Entrou Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe: “Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: “Eu irei e lhe darei saúde.” Respondeu o Centurião: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.” Mateus 8:5




Intercessão é o amor em ação movido por um sentimento de compaixão por aquele que está sofrendo. É pedir, advogar, é falar com Deus em favor de alguém ou de alguma situação.
O termo “centurião” atribuía-se a um militar que tinha sob o seu comando cem homens. Ele colocou-se na presença do Senhor não para pedir por si mesmo e sim por outra pessoa. A intercessão faz com que paremos de girar em torno de nós mesmos, isto é, do próprio eu.
Você já pensou que existe alguém fazendo o mesmo por você? Que por amor, utiliza o seu tempo para orar e interceder pela sua vida? Quando alguém nos diz que está pedindo a Deus por nós, isso nos traz um novo ânimo e estímulo, renova a nossa esperança e confiança de que as coisas irão melhorar. Mesmo quando as aparências acenam dizendo que de nada está adiantando as orações que você está fazendo ou recebendo, continue, persevere, acreditando que Deus está operando, e quando você menos esperar a situação começará a se transformar, e você verá a mão de Deus agindo tanto na sua vida, como na de todos que são alvo de suas orações. Confie!


Reflexão dirigida:

1) Como você tem colocado o seu amor em ação?

2) Orar pelo outro é um ato de solidariedade espiritual.

3) Você sabia que existem pessoas que todos os dias oram pela humanidade e pela paz na terra e isso inclui você?

13 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Mentira - 13 de fevereiro



“Quando ele (o maligno) profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44

Todos nós sabemos o mal que a mentira é capaz de gerar, uma vez que quebra o elo de confiança que é fundamental em qualquer relacionamento. Entretanto, há um dano maior ainda, que a mentira causa que ocorre a nível espiritual. Quando mentimos ou enganamos alguém imediatamente abrimos a porta da nossa vida para o espírito maligno de mentira entrar. Especializado em agir no oculto e de forma dissimulada para que nós não o percebamos, o mal então começará a atuar, colocando em nosso caminho pessoas que parecem ser amigas, mas não são, relacionamentos aparentemente bons, mas na verdade cheios de mentira e traição, ciladas e armadilhas. Além disso, irá confundir nosso poder de avaliação e discernimento, fazendo com que avaliemos mal pessoas, oportunidades e circunstâncias, nos induzindo a jogar fora muitas vezes, algo que é precioso para nós. Precisamos estar atentos para não mentir, e não sermos vítimas de mentiras, pedindo à Deus que nos revele se estamos sendo enganados e nos mostre a verdade, para que através de Jesus Cristo seja expulso da nossa vida, o espírito maligno de mentira.
Reflexão dirigida:
1) Você tem sido vítima de mentiras e enganos?
2) Peça a Jesus que expulse hoje, o espírito maligno de mentira da sua vida e da sua família.
3) Por mas difícil que lhe pareça, você pode escolher falar e viver a verdade. Pense nisso.

12 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ - 12 de fevereiro































“Não temais, porque eis aqui vos trago boas novas de grande alegria, que será para todo o povo.” Lucas 2:10










Rir faz bem para a saúde! Um grande número. de substâncias cerebrais são estimuladas pelo ato de rir, inclusive as endorfinas que são substâncias bioquímicas analgésicas segregadas pelo cérebro que executam um papel essencial no equilíbrio entre o tônus vital e a depressão.
Os primeiros pesquisadores que estudaram sobre as endorfinas puderam constatar que existia uma íntima relação entre elas e o sistema imunológico, e que tinham o poder de aumentar nossas defesas orgânicas, portanto, quando optamos por ter uma atitude positiva e bem humorada perante a vida, ajudamos nosso organismo a aumentar a sua imunidade. Entretanto, a alegria mais profunda e duradoura, surge em nossos corações ao reconhecermos a manifestação do imenso amor de Deus por nós, ao enviar seu filho amado Jesus Cristo para nos trazer a verdade que liberta,cura e salva, e ao aceitarmos toda a alegria que o amor de Jesus Cristo tem para nos dar, então estaremos optando pelo caminho da vida plena e da paz.



Reflexão dirigida:

1) Quando foi a última vez em que deu uma boa gargalhada?

2) A alegria mais profunda e que ninguém pode lhe roubar é a alegria de caminhar com Jesus Cristo.

3) Leia mais sobre "endorfinas" aqui no Blog.

11 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 11 de fevereiro




“A mãe de Jesus disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho chamou o esposo.” João 2:5


Qual área da sua vida está precisando ter mais cor, sabor e ser transformada?
Viver é estar em constante transformação, é estar aberto ao aprendizado de novas lições e disponível para se renovar interiormente. Estarmos dispostos a mudar nosso olhar sobre a vida e nossa forma de reagir aos acontecimentos, nos torna flexíveis às mudanças, compreendendo que são indispensáveis ao nosso crescimento e desenvolvimento pessoal.
Por ocasião da festa de casamento que estavam Jesus e sua mãe, quando ela percebeu que havia acabado o vinho durante a festa, comunicou isso a Ele, e disse aos serventes que fizessem tudo o que Jesus lhes dissesse, e assim foi feito, e o milagre aconteceu: a água foi transformada em vinho. Você está disposto a fazer “tudo” o que Jesus lhe disser para transformar as situações de sua vida? Abra o seu coração para Jesus e deixe-o agir livremente em sua vida e tudo que precisa ser transformado será. Experimente!



Reflexão dirigida:

1) Peça a ajuda de Jesus para transformar as coisas que gostaria em sua vida.

2) Você é receptivo ou resistente a mudanças?

3) Ao sair da sua zona de conforto você vence seus medos e investe no seu crescimento. Tenha medo mas siga em frente.

10 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 10 de fevereiro









“Corrige o teu filho e ele te dará descanso; e dará delícias à tua alma”. Provérbios 29:17

Todos nós que fomos agraciados por Deus com filhos, somos chamados a uma missão muito importante que é educar e formar homens e mulheres capazes de contribuir para a construção de um mundo mais justo. Educamos através do nosso exemplo e complementamos o processo através do diálogo, da correção e do aconselhamento. Mas, para que nossas palavras causem um impacto positivo na formação do caráter dos nossos filhos elas terão necessariamente que estar embasadas em respeito e credibilidade que são construídos através da coerência entre o nosso falar e o nosso agir. O comportamento baseado em: “faça o que eu digo e não o que eu faço” além de não funcionar e ser incoerente, gera insegurança nos filhos em relação a que valores de fato são importantes para seus pais. O mundo que nossos filhos já estão enfrentando e terão pela frente irá exigir muito deles em todos os sentidos. Imaginar que podemos educar nossos filhos longe de Deus, sem dar-lhes uma base sólida onde se apoiarem para atravessar a sua jornada na terra, é o mesmo que fechar com muitas chaves, trancas, cadeados, etc a porta da frente de entrada da nossa casa e deixarmos a porta de trás escancarada.
A maior herança que podemos deixar para nossos filhos é o amor e o conhecimento de Deus, para que quando não estivermos mais próximos deles, saibam que não estão sozinhos e tenham um lugar confiável aonde buscar amparo e orientação, que é na fonte inesgotável de amor que vem de Deus.



Reflexão dirigida:

1) Quais são os valores que você tem ensinado para os seus filhos com seu exemplo?

2) Educar também consiste em disciplinar, colocar limites e dizer “não” sempre que necessário.

3) Ensine seu filho desde cedo a amar e conhecer a Deus.

9 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Isaias Profecia - 9 de fevereiro



“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel (Deus conosco)”. Isaías 7:14

Isaías foi um profeta que viveu nos anos 740 antes de Cristo. Suas profecias estão contidas na Bíblia na parte do Antigo Testamento. Por intermédio das profecias de Isaías, Deus manifestou ao povo sua misericórdia infalível; advertiu-os para que andasse em seus caminhos e lhes deu muitas promessas. Pelo seu imenso amor, rasgou o véu do futuro e lhes disse em torno de 700 anos antes, que o Messias viria para salvá-los, dando-lhes esperança e consolo. Profecia é um dom do Espírito Santo que se manifesta quando o Senhor mesmo põe a sua palavra cheia de sabedoria, de força e de vida na boca de uma pessoa. Deus manda dizer, o profeta fala e a palavra, por uma força do alto, realiza o que foi anunciado. Depois da profecia, sempre brota a esperança de uma vida nova, pois esse dom do Espírito Santo não se limita apenas a denunciar o mal, mas também a indicar o remédio.
Declare vitória sobre a sua vida e a dos que ama, mesmo quando as circunstâncias sejam adversas, profetize vitória, saúde, emprego, amor, fé em Deus, libertação, cura, etc., faça com fé e confiança e Deus honrará suas palavras.

Reflexão Dirigida:

1) Você cultiva em seu coração a fé na vitória?

2) O que você tem dito para os que ama?

3) Utilize de forma mais poderosa e positiva as palavras, atraindo assim bênçãos para a sua vida.

8 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Sabedoria Para 2009 - 8 de fevereiro



“A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.” Eclesiastes. 8:1


A sabedoria é um tesouro disponível para todos que desejarem possuí-la. Nós a adquirimos gradativamente ao optar sair do nível superficial da vida e avançar para níveis mais profundos de reflexão. Ela nos ensina que crescer tanto a nível pessoal, como profissional, significa deixar antigos hábitos e crenças para trás e abrir-se para o novo, encarando as mudanças como oportunidades abençoadas de crescimento, que nos tiram da acomodação e da mesmice que temos a tendência de permanecer. Sempre é tempo de fazer algo novo, recomeçar, reajustar planos e metas e adaptar nossa vida às novas realidades que estamos vivendo. Porém o mais importante é que em 2009 tenhamos tomado algumas decisões como por exemplo: aproveitar melhor o nosso tempo; investir em nós mesmos e nos cuidarmos mais; ter mais contato com as pessoas que amamos; cultivar mais nosso relacionamento com Deus; e aproveitar o máximo possível as oportunidades que surgirem em nosso caminho. Que se fortaleça hoje dentro de nós a força que nos impulsione a fazer aquelas coisas que gostaríamos de fazer e que até agora não fizemos, pois a vida nos ensina que normalmente, as pessoas se arrependem mais daquilo que poderiam ter feito e não fizeram do que daquilo que fizeram.
Reflexão Dirigida:
1) Crescer e divisar novos horizontes é uma aventura maravilhosa que a vida proporciona a todos indistintamente.
2) O que você pensou em fazer de novo em 2009? Comece, tente, faça!
3) O que você pode fazer para se tornar uma pessoa mais sábia?

7 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 7 de fevereiro

















“Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meu pequenos irmãos, a mim o fizestes”. Mateus. 25:40.








“Por causa da minha profunda admiração por Madre Teresa e seu abnegado serviço aos “menores entre nós”, decidi visitar sua Casa para Moribundos (kalighat) em Calcutá, Índia.
Ao chegarmos bem cedo, percebemos que as freiras imediatamente se ocuparam ao extremo, se dividindo para dar assistência a cinqüenta homens e cinqüenta mulheres. Percebi outros voluntários pegando luvas e máscaras cirúrgicas dentro de um balde de metal, mas quando cheguei no balde, não encontrei mais nada. Juntamo-nos à brigada de voluntárias, que nos deram algumas tarefas a fazer: “Dê comida para aquela mulher ali. Tome cuidado: ela fica enjoada facilmente e vomita”; “Aqui! Ajude-me a levar esta mulher para o banho, ela não consegue andar sozinha. Medicamentos? Bem, alguém doou aspirinas e uma pomada para fungos. As irmãs as estão distribuindo agora”. Após intenso trabalho e dedicação finalmente todos foram atendidos e a rotina matinal chegou ao fim. As mulheres foram alimentadas, tomaram banho e se cobriram com vestidos limpos de algodão. Algumas haviam recebido medicamentos básicos, e agora esperávamos...esperávamos que morressem, pois é isso que se faz numa casa de moribundos. Como diz a irmã Dolores, membro das Missionárias da Caridade: “Os moribundos são movidos pelo amor que recebem. Por isso, acreditam que Deus seja ainda mais bondoso, ainda mais generoso, e a alma deles então se eleva a Deus.” Então entendi que ao estar ao lado dos “menores entre nós” tornamos visível para eles o Deus invisível.”
Trecho do livro “Rendição Arriscada” de Kay Warren.

Reflexão dirigida:



1) De que forma você trata os menos favorecidos?




2) De que maneira você torna Deus mais visível para as pessoas?




3) O que você pode fazer em 2009 pelos “menores entre nós?

6 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 6 de fevereiro








“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6:34



Quer você esteja passando por um período de calma ou por uma fase de transição, procure viver um dia de cada vez, fixando-se exclusivamente no momento presente, sem pensar no amanhã. Quando você passa a viver no momento presente, vivencia uma mudança sutil, porém intensa. Cessam todas as preocupações com o futuro. Uma paz profunda o envolve, cujo significado é: “Deus está comigo guiando cada um dos meus passos. Tudo ficará bem.”
A confiança é uma das lições mais importantes da vida espiritual, que levará você a confiar em Deus como um Pai amoroso e protetor que sabe o futuro e proverá em sua vida um amanhã tão rico ou mais do que o dia de hoje. Algumas fases de nossas vidas poderão ser de intensa dor o que exigirá de nós que vivamos “um momento de cada vez”. Entretanto, a certeza de que Deus está conosco, e de que não estamos sozinhos em nossa jornada, renovam as nossas forças e nos impulsionam a seguir em frente, vivendo um dia de cada vez e confiando que dias melhores virão. Se o que estiver fazendo agora lhe parece correto, se concentre no hoje, confie no seu processo de crescimento e prossiga. E quando chegar o tempo em que for forçado a fazer uma mudança, peça a direção de Deus e vá em frente com determinação e coragem, pois é chegado o tempo de enfrentar novos desafios.



Reflexão dirigida:



1) Você se preocupa muito com o futuro?


2) O que você pode fazer para se concentrar mais no presente?


3) Você vive o momento presente de forma total ou alguma parte sua está no passado?

5 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 5 de fevereiro



“Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.” Provérbios 3:12

Cada um de nós tem seu próprio caminho de aprendizado e crescimento pessoal e espiritual. Deus se utiliza de pessoas e situações para nos sinalizar qual caminho seguir ou ainda nos alertar quando estamos pegando uma direção que poderá nos causar dor e sofrimento. Entretanto, muitas vezes ignoramos essas advertências, teimamos e insistimos em seguir por um caminho que poderá nos prejudicar e prejudicar a outros. Decisões precipitadas que tomamos ou respostas que damos em momentos que somos pressionados normalmente geram arrependimento em nós. Isso vale para todas as áreas da nossa vida. A prudência é a nossa grande aliada quando buscamos ser assertivos, pois ela nos aconselha a pensar antes de falar; a analisar antes de responder, e o principal, a pedir a direção de Deus em nossas decisões, pois somente Ele enxerga o quadro todo de nossa vida, enquanto nós enxergamos apenas pequenos fragmentos. Avaliemos constantemente em que caminho estamos seguindo com as escolhas que estamos fazendo, e peçamos a Deus coragem para mudar de direção sempre que necessário.
Reflexão dirigida:
1) Você costuma agir por impulso? Ou falar impulsivamente e depois se arrepender?
2) Você se considera uma pessoa teimosa? Gostaria de se modificar?
3) Experimente pedir mais a direção de Deus antes de tomar uma decisão.

4 de fevereiro de 2009

4 de Fevereiro - Separações Inesperadas





“Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem”. 1 Coríntios 15:21

Era um ensolarado domingo de Páscoa no final dos anos 90, quando bateram em minha porta, me chamando com urgência para ir à casa de um casal vizinho pois a filha deles de 13 anos não estava bem. Imediatamente sua mãe e eu corremos para o Pronto Socorro. Em poucos minutos seu pai chegou ao hospital, e ainda atônitos e assustados fomos surpreendidos pelo diagnóstico de meningite! Rapidamente ela foi medicada e encaminhada para o isolamento, e em poucas horas entrou em coma. Ela permaneceu em coma por mais de vinte dias, até que num final de tarde de um dia nublado veio a falecer. A dor dos familiares foi indescritível. Pessoas de fé os ampararam com muito amor e compartilharam suas crenças de que a morte não era o fim e sim o começo de uma nova vida, pois Jesus Cristo venceu a morte, ressuscitou e trouxe a vida eterna. Com o passar do tempo uma chama de esperança começou a nascer em seus corações, baseada na possibilidade do reencontro futuro com a filha amada. A fé então começou a ser cultivada dando-lhes forças para seguir em frente e cuidar do filho menor que precisava muito deles. Como esse casal, milhares de pessoas enfrentam essa dor todos os dias, entretanto, graças à Jesus Cristo vivemos com a certeza de que os laços de amor não se rompem com a morte, e acreditamos que teremos um feliz reencontro com todos os que amamos.
Reflexão Dirigida:
1) Não deixe que o desconforto e o medo lhe impeçam de estender a mão e oferecer apoio e amor a todos que encontrar passando por essa dor. Não se afaste, ampare.
2) Quando a saudades de alguém que já tenha partido da terra chegar em seu coração, entenda que é normal e não se desespere, ore e cultive a esperança de um feliz reencontro.
3) O que você pensa sobre a morte? Acredita num reencontro com todos os que ama?












3 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Cultivar a Paciência - 3 de fevereiro



“Para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” Romanos 15:4


A paciência é uma virtude a ser cultivada, e para tanto, requer dedicação e esforço.
Todos podemos nos tornar mais pacientes a medida que nos treinemos para isso, pois a vida se encarrega de nos fornecer as lições, porém cabe a cada um de nós realizar seu próprio treinamento a cada dia, pois não existe vitória sem luta. Nosso processo de amadurecimento tanto emocional como espiritual irá demandar além de esforço pessoal, tempo e paciência.
Não aprenderemos nada...sem cultivar a paciência.
Não ensinaremos nada a ninguém... sem cultivar a paciência.
Não teremos um relacionamento amoroso...sem cultivar a paciência.
Não teremos amigos...sem cultivar a paciência.
Não poderemos educar nossos filhos... sem cultivar a paciência.
Não construiremos uma família...sem cultivar a paciência.
Tudo o que de fato vale a pena, como amar, aprender, conquistar, construir, realizar, precisa paciência. Muitas perdas, separações e fracassos pessoais estão diretamente ligados à falta de paciência, você já pensou sobre isso?

Reflexão Dirigida:

1) Com que pessoa ou situação você gostaria de ter mais paciência?

2) Você pode se tornar uma pessoa mais paciente basta que queira. Comece contando até 10, 100 ou 1000 antes de explodir.

3) Compreenda que as pessoas são diferentes umas das outras e cada uma tem o seu ritmo próprio de aprender e de realizar, não se irrite com os mais lentos, respeite-os.

2 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 2 de fevereiro





































































“E, eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e tocando a Pedro na ilharga, o despertou dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as algemas”. Atos 12:7
















Existem pessoas que nos sentimos felizes por ter tido o privilégio de conhecer e conviver por algum tempo, que enriqueceram nossa vida; algumas parecem que se aproximam para nos ajudar a atravessar momentos difíceis, ou vencer algum desafio e depois pelas próprias circunstâncias da vida se afastam. E outras ainda, cruzam o nosso caminho rapidamente, como se fossem anjos que viessem para nos trazer uma mensagem pessoal, um recado, um chamado de Deus. Se estivermos atentos poderemos perceber a ação de Deus através não só das pessoas, mas também dos anjos do Senhor que diáriamente agem a nosso favor, nos protegendo, nos orientando, nos conduzindo. Agradeçamos sempre a Deus pelo seu socorro; sua providência e amparo, acreditando que o Deus que enviou o anjo para libertar o Apostolo Pedro, é o mesmo Deus que deseja libertar você, portanto abra o seu coração e deixe-o agir livremente em sua vida.







Reflexão dirigida:



1) Você já viveu uma situação de grande perigo? Como imagina que tenha conseguido sair dela?


2) Qual situação na sua vida hoje, você sente que precisa ser liberto como foi o Apóstolo Pedro?


3) Ao iniciar um novo dia, peça ao Senhor que lhe envie um anjo para estar ao seu lado, lhe protegendo.

1 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 1 de fevereiro









“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos da hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal.”. Mateus.6:9









Jesus em seu imenso amor, nos ensinou como orar e nos dirigir a Deus, pois sabia que a oração acalma, revigora, encoraja, trás respostas, orienta, protege e consola. Ao fazermos a oração que Jesus nos ensinou, proclamamos palavras de muito poder, ao afirmarmos:
Pai-nosso - afirmamos que somos todos irmãos, filhos de um mesmo pai criador e que portanto não há diante de Deus ninguém melhor do que ninguém. Venha sobre nós o teu reino - pedimos a paz na terra, clamamos por um reino de amor. Seja feita a tua vontade - reconhecemos nossa incapacidade de saber o que é melhor para nós. O pão nosso de cada dia nos dá hoje - confiamos que Deus providência aquilo que precisamos. Perdoai as nossas dívidas na mesma medida como perdoamos o nosso irmão - declaramos que queremos receber aquilo que damos.
Livra-nos do mal - desse mal que nos rodeia a todos os momentos e que muitas vezes não o percebemos; livra-nos do mal da inveja, da falsidade, da traição, da violência. Livra-nos dos maus pensamentos, dos desejos de vingança, das raízes da nossa própria violência.



Reflexão dirigida:



1) Experimente abrir o seu coração com Jesus e fazer Dele o seu melhor amigo.


2) Ore antes de tomar alguma decisão rogando a Deus que conduza os seus passos.


3) Agradeça por tudo o que é; por tudo o que faz e por tudo o que tem, pois agradecer é uma poderosa forma de oração.