31 de janeiro de 2009

31 de Janeiro de 2009 - Dom da Fé




“Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar”. Mateus 17:20


Fé é um dom que nos é dado pelo Espírito Santo, e como todo o dom precisa ser cultivado. Cultivar a fé é tomar posse de tudo o que Jesus diz que nós somos e podemos fazer.Ter fé é acreditar naquilo que não se pode ver, é seguir em frente confiante apesar das circunstâncias se mostrarem contrárias. A montanha a que Jesus se refere ao falar com seus discípulos é uma alegoria aos problemas que surgem em nossas vidas e que se assemelham a grandes montanhas, tal a impotência que sentimos diante deles. Humanamente falando, podemos nos sentir sem condições para resolvê-los, mas não estamos impotentes para orar e pedir ao Deus do impossível que venha em nosso socorro. O mesmo Deus que abriu o mar vermelho para que Moisés passasse com o povo que fora libertado do Egito, é o mesmo Deus que irá abrir portas de solução para a sua vida. Você crê nisso? Se crê, comece desde agora a agradecer por tudo o que Deus está movendo em sua vida nesse exato momento.

Reflexão Dirigida:
1) Você é uma pessoa de fé?
2) O que você faz para cultivar a sua fé?
3) Acredite que a neblina que possar estar momentâneamente sobre alguma situação da sua vida irá se dissipar e um lindo sol vai surgir e iluminar tudo à sua volta.

30 de janeiro de 2009

30 de Janeiro de 2009 - Rei Salomão - Por um Ano de Luz



“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1

Alguns teólogos acreditam que provavelmente tenha sido o rei Salomão já no final da sua vida, que tenha escrito “Eclesiastes” que é um dos livros da Bíblia contido no Antigo Testamento. Ele foi o rei mais rico da história de Israel e buscou o sentido para a sua vida, tendo muito trabalho para encontrá-lo. Salomão procurou em todos os lugares comuns: conhecimento, riqueza, divertimento e poder, mas, encontrou contentamento em lugares simples. Descobriu que a sabedoria é melhor que a insensatez; que podemos ser agradecidos pela graça da comida e bebida; que apreciar o nosso trabalho é um presente de Deus; que a amizade tem grande valor e que devemos respeitar e obedecer ao nosso criador. É importante que como Salomão nós também busquemos o sentido de nossas vidas, refletindo sobre nossas atitudes, sobre como temos conduzido nosso dia a dia e o que tem nos motivado. Compreender que apesar do nosso desejo que as coisas se resolvam logo, tudo irá acontecer no momento certo em nossas vidas, pois aceitemos ou não, Deus está no comando e mesmo quando temos a impressão de que as coisas estão demorando demais para acontecer, existe um motivo e um propósito para isso. Confie e espere, pois o melhor já está reservado para você e provavelmente está a caminho.

Reflexão Dirigida:

1) Aonde você tem procurado o sentido para a sua vida?

2) O que lhe motiva?

3) Existe algo em sua vida que está demorando para chegar? O que você pode fazer de diferente em 2009 para cultivar a difícil arte de esperar?

28 de janeiro de 2009

29 de Janeiro de 2009 - Casamento - Por um Ano de Luz



“Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne”. Mateus 19:5

Casamento é um chamado de Deus, ao serviço. Um “chamado” quer dizer, ser escolhido por Deus para fazer alguma coisa, e quando nos unimos a uma pessoa com o intuito de construirmos uma família, estamos assumindo uma missão diante de Deus. Muitos sonharam em se casar e não se casaram, e outros que não desejavam se casar se casaram, não creia que isso aconteceu por acaso. Se para alguns casar foi algo difícil, permanecer casado é algo mais difícil ainda, precisamos todos os dias da ajuda de Deus para cumprirmos tal missão. Entretanto a boa notícia é que nada do que porventura você tenha sofrido em seu casamento foi em vão; nenhuma lágrima derramada, nenhum esforço a mais que tenha feito, para ser fiel à missão que Deus lhe confiou, foi perdido. Mesmo quando sua dedicação não tenha sido reconhecida ou valorizada pelos seus familiares, por Deus foi, e de uma maneira bem maior do que você possa imaginar. Portanto, sinta-se um vencedor(a) por ter feito ou continuar fazendo a sua parte da melhor forma possível, lembrando que os resultados não dependiam ou dependem somente de você.

Reflexão Dirigida:

1) É tempo de jogar velhas mágoas fora e cultivar novas esperanças.

2) Nunca pense que desperdiçou tempo precioso da sua vida, pois toda experiência vivida promove crescimento.

3) Celebre o fato de ter feito ou estar fazendo o seu melhor.

27 de janeiro de 2009

28 de Janeiro de 2009 - Bagagem Pessoal - Por um Ano de Luz



“Aprendei a fazer o bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”. Isaías 1:17


Mesmo que não pensemos nisso, a nossa presença, as nossas palavras e nossas atitudes causam um impacto no ambiente e nas pessoas à nossa volta. Esse impacto pode ser tanto positivo como negativo. Por exemplo, um encontro pode aumentar a nossa energia emocional nos encher de alegria e esperança, como também poderá nos enfraquecer emocionalmente, nos deixando desanimados e tristes. Cada um de nós carrega uma bagagem pessoal composta de crenças, sentimentos e pensamentos. Ao caminharmos fazendo o bem desinteressadamente, os primeiros beneficiados seremos nós mesmos, pois tudo aquilo que distribuímos pelo nosso caminho, volta para nossa vida de uma forma ou de outra. Muitas vezes não receberemos da pessoa que auxiliamos o mesmo que lhe demos, mas somos surpreendidos ao recebermos uma ajuda inesperada de alguém que nem conhecemos. O bem atrai o bem; o amor atrai o amor. Sempre que possível auxilie as pessoas à sua volta; distribua palavras de fé e esperança por onde passar; estenda a mão ao necessitado antes mesmo que ele te peça e faça da caridade uma prática em sua vida e com certeza você trará em suas mãos o doce perfume do amor de Jesus.

Reflexão Dirigida:

1) Que tipo de impacto você está causando à sua volta?

2) Que tipo de bagagem pessoal tem carregado?

3) Que a sua presença seja como um sol, capaz de iluminar tudo e todos, e aquecer corações por onde passar.

27 de Janeiro de 2009 - Milagre na UTI - Por um Ano de Luz



“Porque para Deus nada é impossível.” Lucas 1:37

"Ao entrar na UTI e ver o médico completamente absorvido no procedimento, fiquei mais ou menos um metro e meio atrás dele, e encostada na parede comecei a pedir a Deus que mandasse uma luz, uma solução para aquele momento difícil, pois na condição de médica eu sabia que meu filho poderia morrer naquele momento, se não se conseguisse desobstruir os brônquios.E o que aconteceu nesse momento foi incrível. Estava no quarto e vi uma luz vindo do teto, do lado esquerdo, até minha mão. Uma luz como se fosse um raio, de cor lilás-azulado. Essa luz veio como um raio, bateu na minha mão e entrou nas costas do médico que atendia o meu filho! Assim que essa luz penetrou no seu corpo, percebi que ele conseguiu tirar um tampão, uma rolha de muco misturada com uma secreção hemorrágica que estava obstruindo os brônquios do Gabriel. Incrível, mas somente com uma simples sonda nasogástrica, o colega salvou a vida do meu filho naquele momento. Nessa hora dei um grito, pois tive a certeza que naquele momento Deus tinha operado o milagre, utilizando-se do médico para tal. Tive a oportunidade de ver e sentir a intervenção direta de Deus na nossa vida. Se não fosse assim, tenho dúvidas se Gabriel meu filho de cinco anos, estaria conosco ainda hoje”. ("Milagres que a Medicina não Contou" do Dr. Roque Savioli.)
Reflexão Dirigida:
1) Você acredita em Milagres?
2) Você sabia que Deus realiza milagres todos os dias e em diversos lugares?
3) Você crê que Deus pode fazer um milagre em sua vida? De que milagre você precisa?


26 de janeiro de 2009

26 de Janeiro de 2009 - Perdoar - Por um Ano de Luz



“E perdoai os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que
nos deve.” Lucas 11:4





Ao fazermos a oração que Jesus nos ensinou, pedimos perdão a Deus afirmando que nós estamos pedindo aquilo que damos, embora isso, nem sempre seja verdade, pois pedimos perdão a Ele com sincero arrependimento, mas muitas vezes com o coração cheio de mágoas e ressentimentos. Perdoar é um ato de inteligência pois quando perdoamos, o primeiro a ser beneficiado somos nós mesmos, e depois o outro. Nós precisamos querer e desejar perdoar para em primeiro lugar estarmos em obediência à palavra de Deus e em segundo lugar para não desenvolvermos sérias doenças que a falta de perdão pode gerar em nós. Quando desejamos sinceramente perdoar Deus que conhece o nosso coração vem em nosso socorro nos ajudando a jogar fora todo o entulho que acumulamos dentro de nós através de tantas mágoas e ressentimentos guardados. Entretanto essa é uma decisão que ninguém pode tomar por nós: querer perdoar para obter a cura emocional e espiritual. É muito constrangedor pedir perdão à Deus quando não perdoamos, e não adianta tentar nos justificar afirmando que o outro não se arrependeu e nem veio nos pedir perdão, como muitas vezes fazemos diante de Deus, porque o que o outro faz é problema dele, mas o que nós fazemos é problema nosso.

Reflexão Dirigida:

1) A quem você precisa perdoar em 2009?
2) Perdoar é não acumular entulhos dentro de si mesmo.

3) Perdoe e faça uma faxina interna, jogue fora o que merece estar no lixo!


25 de Janeiro de 2009 - Luz e Trevas - Por um Ano de Luz



“Vós sois a luz do mundo.” Mateus 5:14

Quem crê em Deus é privilegiado, pois sabe que somente Nele é que consegue renovar as suas forças e se manter equilibrado. Existem dias que a agitação está no ar, por todos os lados as pessoas estão soltando faíscas, você já percebeu? Precisamos então nos proteger e fortalecer através da oração para não cairmos na tentação de nos unir a multidão dos desesperados e assumir o papel que Deus nos escolheu para desempenhar, que é ser: “luz do mundo”. Certa vez assisti um filme que em determinada cena mostrava uma sala grande com pessoas conversando. Sem perceberem a noite chega e as surpreende, tudo começa a ficar muito escuro pois naquele local não havia luz. Em pânico escutam o barulho de uma porta se abrindo, mas não enxergam aonde, e alguém chega, elas se enchem de esperança, acreditando que finalmente alguém vai lhes tirar daquela situação, mas só que quem chegou também se sente tão perdida quantos os demais, e nada pode fazer a não ser se tornar mais um na escuridão. Longos minutos se passam até que novamente escutam o barulho da porta se abrindo e alguém chega, só que dessa vez trazendo na mão uma pequena velinha de aniversário que mais parece a alguns palitos de fósforo juntos. Aquela luz, embora tão pequena e fraca, consegue conduzir àquele grande número de pessoas ao caminho de saída daquela situação.Assim somos nós, ínfimos pontinhos de luz em meio a tanta escuridão, mas não podemos nos esquecer que por menor que seja a nossa luz com certeza ela fará diferença para quem está perdido na escuridão.

Reflexão Dirigida:

1) Você tem buscado ser um pequeno ponto de luz no mundo?
2) O que você tem feito para manter a sua luz brilhando?
3) Cada vez que você age por amor, fala com amor, distribui amor, você está lançando luz sobre
as trevas.

25 de janeiro de 2009

24 de Janeiro de 2009 - Deus Honra a Mulher - Por um Ano de Luz



“Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. E Maria disse: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E o anjo respondeu: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” Lucas 1:30


Você já pensou que em primeiro lugar foi uma mulher que Deus chamou para fazer parte do plano da salvação? Também foi uma mulher a primeira a saber que Deus estava enviando o messias tão esperado, e que ele chegaria à Terra através dela? Mas Deus fez ainda mais: escolheu uma mulher para ser a primeira a ver Jesus ressuscitado.Ele honrou de uma maneira tremenda a mulher, numa época em que a mulher era considerada um ser inferior ao homem. Deixou uma mensagem para o mundo com relação à importância que a mulher possui na obra de salvação. Deus fez questão de resgatar o valor da mulher e continua fazendo questão disso, ao levantar pessoas constantemente em defesa das mulheres oprimidas. Mulher, tome posse da honra que Deus te deu, não se esqueça de tudo o que você é para Ele,pois isso é que importa. Não permita mais que nada e nem ninguém lhe roube isso, pois Deus continua contando com você para o seu plano de salvação na terra, portanto, posicione-se e busque viver de acordo com a honra que Deus lhe deu.

Reflexão Dirigida:

1) Que o coração puro de Maria seja uma fonte de inspiração para que você possa dizer o seu “sim” a todos os planos que Deus tem para você.

2) Você se sente uma pessoa honrada por Deus?

3) Como a mulher é honrada através da sua vida?

23 de janeiro de 2009

23 de Janeiro de 2009 - Oração - Por um Ano de Luz



“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto.” Mateus 6:6



Orar é ligar-se à verdadeira fonte da vida, onde jorra água fresca e cristalina . Como caminhantes no árido deserto que muitas vezes nossos dias se tornam, beber dessa água além de saciar a nossa sede, nos renova as forças para continuarmos caminhando. Se no passado já era imprudente deixar de orar e beber da água da vida, Deus nos adverte que deixar de orar hoje em dia já não é mais imprudência e sim suicídio espiritual, pois o sol sobre o mundo está esquentando dia a dia, e aqueles que não beberem da água da fonte, que gera toda a vida, sucumbirão. Portanto é hora de abrirmos os olhos, pois o tempo urge. É hora de renunciarmos a algumas coisas para termos tempo para fazermos nossa oração diariamente e suplicarmos a Deus que ele nos revele quais áreas de nossa vida precisam ser corrigidas, pois queiramos ou não admitir, sempre há erros a serem corrigidos uma vez que somos alunos aprendendo com o nosso grande Mestre Jesus.

Reflexão Dirigida:
1) Você tem o hábito de agradecer à Deus por cada dia vivido?

2) Você ora pela vida dos que ama?

3) Em 2009 faça algo diferente: ore agradecendo ao invés de só pedir e muitas portas se abirão em sua vida. Experimente!


22 de Janeiro de 2009 - Amor e Ciúmes - Por um Ano de Luz



“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Romanos 13:10

Amor, segundo o dicionário Aurélio é o sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem; é o sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa. Muitas são as manifestações positivas de amor e cuidado, entretanto há que se estar atento às armadilhas do caminho, que podem colocar o ciúme e o controle como uma manifestação de amor. As definições de ciúme são muitas, mas podemos conceituá-lo como um conjunto de emoções desencadeadas quando há alguma ameaça à estabilidade ou a qualidade de um relacionamento íntimo que é valorizado. Via de regra, o ciúme é um sentimento que gera grande sofrimento tanto a quem o sente, como a quem o recebe. Pelo medo da perda, o ciúme pode levar a pessoa a cometer atos de extrema agressividade física, podendo gerar sérios problemas familiares e culminar com tragédias passionais. O ciúme quando passa dos limites é doentio e considerado uma enfermidade que necessita de tratamento médico. O amor não faz mal ao próximo, ele é o fertilizante que aduba a terra do nosso coração, e faz com que o nosso melhor floresça. O amor cura, restaura, fortalece e ilumina, sendo como a água fresca que nos dá condições de atravessar áridos desertos.

Reflexão Dirigida:

1) Como tem sido o amor que você tem oferecido em seus relacionamentos íntimos?

2) Você se considera uma pessoa ciumenta? Muito ciumenta?

3) Lembre-se que antes de atormentar o outro o ciúmes é um sentimento que "tortura" a

quem o sente, causando muito mal.

21 de janeiro de 2009

21 de Janeiro de 2009 - Estabelecendo Metas - Por um Ano de Luz



“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Felipenses. 3:14

Quando caminhamos sabendo para onde estamos indo e porque estamos seguindo em tal direção nossos passos são firmes e determinados. Ao desejarmos alcançar um objetivo sentimos crescer dentro de nós uma força que nos impulsiona para frente em direção à conquista daquilo que almejamos. Quando nos preocupamos em alinhar a nossa vontade com a vontade de Deus, para estarmos de acordo com Seus planos para nossa vida, caminhamos com confiança de estarmos seguindo na direção certa, pois Deus sempre quer o melhor para nós.Ao estabelecermos nossas metas, sejam de curto prazo simples e realísticas, ou de médio e longo prazo que possam parecer ousadas, estamos quebrando antigas crenças de limitações que nos foram transmitidas, e avançando em direção a realização de nossos sonhos. Consequentemente o grande potencial de realização que existe dentro de cada um, vem à tona, nos capacitando a administrar melhor o tempo, a nossa criatividade e a canalizar de forma positiva a nossa energia de realização.

Reflexão Dirigida:


1)Construa suas metas por categorias: Trabalho/Carreira – Saúde/Qualidade de vida – Família/Amigos – Cursos – etc.

2) Lembre-se: Viver sem metas é estar exposto ao sopro dos ventos que pode nos levar de um lado para o outro, nos tornando um mero expectador da própria vida.

3) Pergunte a si mesmo: - o que gostaria de fazer que ainda não fiz? Porque não fiz?

20 de Janeiro de 2009 - Cansaço - Por um Ano de Luz



“Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar,
diz o Senhor Deus”. Ezequiel 34:15

É perfeitamente compreensível nós estarmos atarefados e preocupados com tudo o que temos que fazer. Estamos vivendo em tempos febris, de muita agitação que nos impõe um ritmo acelerado de vida. Entretanto em meio a tudo isso é preciso parar e reavaliar as escolhas que estamos fazendo. Alguns de nós se encontram cansados seja física, mental ou emocionalmente por intensas lutas que vêm travando. Não podemos esquecer a importância de cuidarmos da nossa saúde através do descanso tanto físico como mental e emocional. O que você tem feito para relaxar e se desligar dos seus problemas? Em 2009 procure acrescentar mais hábitos saudáveis em sua vida, como fazer uma caminhada regularmente, ler ou tomar sol em um parque, estar mais vezes ao ar livre, assistir um bom filme, encontrar com mais frequência seus amigos, enfim, ter mais lazer. Faça a sua parte e deixe Deus ser Deus e cuidar de tudo aquilo que lhe preocupa. Renuncie ao controle que sempre quer ter de todas as situações e entregue-o a Deus e finalmente relaxe, afinal você merece, ou não?

Reflexão dirigida:

1) Ao entregar uma situação à Deus, não queira a pegar de volta, confie que Deus sempre fará o melhor.

2) Qual situação você precisa colocar hoje nas mãos de Deus?

3) Em qual área da sua vida se sente mais cansado? O que pode fazer para melhorar?

19 de janeiro de 2009

19 de Janeiro de 2009 - Voltar Para Si Mesmo - Por um Ano de Luz



“Jesus tomando a palavra, perguntou-lhe: Que queres que te faça?” Marcos 10:51
Saber aquilo que quer é de fundamental importância para direcionar sua vida. Pode ser que você tenha se distanciado tanto de si mesmo, que não saiba claramente o que quer. Então como fazer o caminho de volta para você mesmo? É preciso parar e olhar amorosamente para dentro do seu coração e tentar ouvi-lo. No trecho bíblico citado, Jesus se encontra com um homem cego que mendigava e estava inconformado com a sua condição e acreditava que Jesus poderia curá-lo, e foi o que aconteceu: Jesus curou a cegueira daquele homem, que instantâneamente enxergou. Esse homem sabia o que queria: enxergar! Entretanto, nem sempre aquilo que quer é o melhor para sua vida e para todos os envolvidos, e sendo assim a vida poderá lhe dizer: Não! Se receber um não hoje e ficar triste ou com raiva, confie no amor de Deus por você e aguarde, pois provavelmente com o passar do tempo a vida irá lhe mostrar que o melhor que poderia ter lhe acontecido foi aquele pedido ter sido negado, pois na verdade foi um livramento que evitou maiores sofrimentos em sua vida.

Reflexão dirigida:
1) É preciso cultivar o auto-conhecimento e desenvolver um bom relacionamento consigo mesmo, pois isso significa crescer.
2) Se no dia de hoje o pedido que você pudesse fazer para Jesus fosse exclusivamente para você, o que pediria?
3) Você é seu melhor amigo?

18 de Janeiro de 2009 - O Poder das Palavras - Por um Ano de Luz



“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” Efésios 4: 29


As palavras possuem um poder tremendo. Elas tanto podem ser usadas para construir como para destruir; podem conter em si tanto a força que promove a vida como a que gera a morte e ainda distribuir bênçãos ou maldições. Podem atrair as forças do mal e afastar o bem, tanto quanto conter e destruir o mal. As palavras que são proferidas em uma casa tem o poder de inundá-la de forças do bem ou do mal. Palavras que ferem, humilham, acusam, provocam, enganam e causam desarmonia, lançam sobre quem as ouve uma nuvem escura e sujam o ambiente à sua volta. Palavrões e ofensas, podem machucar mais do que uma agressão física, e inúmeras vezes configuram como violência psicológica. Caso você seja obrigada a ter um convívio diário quer seja por motivos profissionais ou familiares, com alguém que utiliza de forma destrutiva as palavras, proteja-se através da oração e cultive o distanciamento emocional, utilizando o máximo possível uma linguagem formal.Por outro lado tenha cuidado com o que diz, e use sua voz para iluminar, distribuindo palavras de esperança, fé, gratidão, amor e promover a paz.

Reflexão dirigida:
1) Você costuma elogiar as pessoas que ama ou somente critica?
2) O que você tem plantado com suas palavras? Tem semeado flores ou espinhos? Lembre-se que tudo o que plantar, colherá.
3) Muitas vezes é mais sábio silenciar do que responder.

14 de janeiro de 2009

17 de Janeiro de 2009 - Pedir Direção para Jesus - Por um Ano de Luz



“E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não podiam tirar, pela multidão dos peixes.” João 21:6

Os pescadores estavam já cansados e desanimados na sua empreitada para pescar. Havia já se passado uma noite inteira e nada eles haviam conseguido pescar. Não foram pescar por hobby, mas para atenderem uma necessidade real, pois pescar era o trabalho que faziam e de onde tiravam o seu sustento e o da sua família, mas nada havia dado certo e o dia já havia amanhecido quando aportaram na praia sem um único peixe. Jesus então apareceu e lhes perguntou: tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: não. Então Jesus deu-lhes a direção de onde conseguiriam obter aquilo que precisavam. Os pescadores não duvidaram do que lhes estava sendo dito, obedeceram e pescaram uma grande quantidade de peixes.O que você está tentando e não tem dado certo, mesmo que você esteja se esforçando por bastante tempo? É hora de você pedir a direção à Jesus e com certeza ele lhe dirá o que fazer para resolver a questão. Porém é preciso prestar atenção para compreender a direção que Jesus vai lhe dar. Essa resposta poderá vir através de uma pessoa, de um filme, de uma música, de um livro ou dentro do seu próprio coração, é preciso olhar com atenção.Se ao ler essas palavras, você se recordar de alguma situação, talvez Jesus esteja lhe dizendo que é necessário você mudar de direção, ao invés de desistir.

Reflexão Dirigida:

1) Quando caminhamos com Jesus tudo se torna mais fácil, pois deixamos de estar sózinhos.

2) O que você tem tentado vencer e não tem conseguido?

3) Em 2009 ouse conhecer Jesus melhor e deixar que ele aja em sua vida, você irá se surpreeender.

16 de Janeiro de 2009 - Um Pai Amoroso - Por um Ano de Luz



“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” Salmo 34:7

Você crê em Deus? Se não crê, tente descobrir o porque. Não se contente com respostas superficiais, nem chavões que há muito tempo são repetidos por alguns. Busque saber mais profundamente o porque de algumas situações e circunstâncias que ocorrem na vida, e você irá se surpreender com as respostas que irá encontrar. Muitas pessoas culpam Deus quando as consequências de suas próprias escolhas começam a recair sobre suas vidas, porém na hora de fazerem as escolhas nem lembraram que Deus existe, então o que Ele tem a ver com isso? Qual foi o espaço dado a Deus para que pudesse se manifestar e alertar sobre algum perigo eminente? Nenhum, mas mesmo assim o culpam. Admitamos o quão frágil somos diante dos acontecimentos da vida e aprendamos a ter em Deus um Pai conselheiro, amoroso, cuidadoso e que irá sim nos contrariar porque enxerga lá na frente o que a nossa limitada visão não nos permite alcançar. Como um Pai amoroso sabe o que é melhor para nós, e coloca um anjo ao nosso redor para nos proteger do mal e nos livrar de inúmeras situações de perigo que nem ao menos sabemos que estivemos expostos.Temer a Deus é ter a clara noção do nosso ínfimo tamanho diante Dele, o criador de toda a vida, e ter a consciência que será alto o preço que pagaremos em nossas vidas, cada vez que quisermos fingir que Ele não existe, ou ignorarmos o Seu poder.
Reflexão Dirigida:
1) Como está o seu relacionamento com Deus?
2) Você acredita que os anjos são mensageiros a serviço de Deus para nos proteger, socorrer e alertar?
3) Como você poderia em 2009 aprofundar seu relacionamento com Deus?

15 de Janeiro de 2009 - Sal da Terra - Por Um Ano de Luz



“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?” Mateus 5:13

Somos pessoas diferentes e possuímos gostos diferentes. Embora os diversos sabores sejam apreciados de forma pessoal, existe algo que é comum a todos nós que é o sal. Sem sal a comida fica sem graça e difícil de ser ingerida, com exceção das pessoas que já estão acostumadas a uma dieta sem sal, nós estranhamos muito. Quando lemos as palavras de Jesus que nos diz que nós somos o sal da terra, começamos então a compreender que o nosso papel no mundo, entre outras coisas, é fazer a diferença aonde nós estamos, é temperar com a chama da esperança e da alegria o ambiente à nossa volta. Quanto tempo faz que você não dá uma boa gargalhada? É preciso rir mais. O que você transmite com a sua presença? Precisamos perguntar para as pessoas a nossa volta o que sentem com a nossa chegada, e ao invés de nos surpreender ou ofender com o que disserem, sermos inteligentes o suficiente para aproveitar suas palavras e fazermos uma auto avaliação para sabermos se estamos sendo de fato sal da terra, ou sendo pessoas insípidas que não fazem a menor diferença com sua presença.
Reflexão Dirigida:

1) A sua chegada é motivo de alegria e celebração?

2) Você é uma pessoa bem humorada?

3) Está sendo o sal que tempera e torna tudo mais saboroso?

12 de janeiro de 2009

14 de Janeiro de 2009 - Falta de Amor - Por um Ano de Luz



“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que trans-portasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” 1 Coríntios 13:1





Embora para alguns cujo olhar esteja fixado somente nas coisas que dão ou deram errado no passado, isso possa parecer estranho, a verdade é que o “amor” é que move o mundo e faz com que suportemos a nossa jornada na vida. Distribuir amor, plantar sementes de amor, manifestar o amor é o que nos alimenta para caminhar. A Madre Tereza de Calcutá, diga-se de passagem, uma representante do amor de Deus na terra, disse há anos em uma entrevista que a seu ver a pior pobreza que existia no mundo não era a fome e sim a falta de amor que atinge todas as classes sociais. O amor é indispensável à vida e profundas são as feridas que a sua ausência causa no ser humano.
Reflexão Dirigida:
1) Em 2009 pronuncie mais a frase “eu te amo”.

2) Inunde o seu dia a dia com pequenos gestos de amor e a vida se encarregará de lhe retribuir todo o amor que espalhar. Experimente!

3) Quanto mais amor distribuirmos, mais amor receberemos em nosso caminho.

13 de Janeiro de 2009 - Libertação Espiritual - Por um Ano de Luz



“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32

Libertação, palavra forte e que traz muita esperança para nós, afinal quem não precisa ser liberto de alguma coisa? Há que se ter humildade e coragem para buscar pela verdade. Em primeiro lugar precisamos ser humildes para admitir que existe sim a possibilidade de estarmos enganados em nossas convicções, uma vez que somos seres humanos passíveis de erros, precisamos admitir nossa humanidade. Em segundo lugar precisamos ser corajosos para buscarmos a libertação e não nos sujeitarmos a situações que nos escravizam nos prendendo a um sofrimento que não faz parte dos planos de Deus para nossas vidas. Existe o grande perigo de imaginarmos que estar debaixo de uma opressão ou subjugação de uma pessoa ou situação são provações que Deus está nos enviando. Cuidado, prudência, pois muitas vezes enfrentamos situações de sofrimento que não tem nada a ver com Deus e sim com ciladas do maligno. Somente Deus pode manifestar a verdade e desvendar a ação do oculto em nossas vidas, e nos libertar de ilusões, enganos e mentiras. Sejamos humildes e corajosos a ponto de submeter todas as situações, sofrimentos, algemas e correntes que prendem a nossa vida, à justiça de Deus e clamemos a Ele que nos dê discernimento e coragem para conhecermos a verdade, pois muitas vezes quem está ao nosso lado pode ser diferente daquilo que imaginamos.

Reflexão Dirigida:



1) Repita o versículo acima várias vezes ao longo do dia e peça a Deus que fale ao seu coração.
Se Deus lhe sinalizar de alguma forma, busque por libertação em uma Igreja, ou se estiver afastado retorne a sua Igreja, pois Deus quer lhe libertar.

12 de Janeiro de 2009 - Nossa Mente - Por um Ano de Luz

“E vos renoveis no espírito da vossa mente.” Efésios 4:23


Você já prestou atenção na quantidade de pensamentos que durante todo o dia passam pela sua cabeça? É uma coisa incrível, não é? Como nossa cabeça nos dá trabalho! Se existe algo que vale a pena nos dedicar, é observar nossos pensamentos e usar da nossa autoridade sobre eles. Os pensamentos brotam numa velocidade tremenda e se permitirmos crescem e nos levam a falar e tomar atitudes que muitas vezes nos arrependemos. Para evitarmos que isso aconteça precisamos estar atentos ao que surge na nossa mente e submetê-los imediatamente à Deus. Todo pensamento que nos entristece, nos coloca para baixo, nos agita, nos traz angústia, nos impulsiona para discussões, rompimentos ou vingança precisam ser imediatamente cortados e lançados fora de nós, porque quanto mais tempo permitirmos mantê-los em nossa cabeça, mais eles crescem e se fortalecem, tornando cada vez mais difícil de serem arrancados. Nossa mente não é um depósito de lixo, e sim um lugar sagrado em que deve abrigar pensamen-tos de paz e amor, que nos fortaleçam, nos inspirem e nos impulsionem a cada momento para a luz e para o bem, portanto lembre-mos que vigiar os nossos pensamentos é fundamental para nosso bem-estar na vida.

Reflexão Dirigida:

1) Você vigia seus pensamentos? Toma conta para que eles não crescçam demais?

2) Renovar a mente exige que você delete certos pensamentos antigos que lhe afligem.

3) Cuide da sua mente com todo o carinho e só permita que esteja nela pensamentos que

promovam a paz em você.

9 de janeiro de 2009

11 de Janeiro de 2009 - Voltar a Sonhar - Por um Ano de Luz



“Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.” Provérbios 23:18

Esperança , segundo o dicionário significa o ato de esperar o que se deseja. Expectativa. É importante refletirmos sobre o que queremos e desejamos para nossa vida e o que estamos fazendo para atingir aquilo que queremos. Ao caminharmos pela vida sem sonhos e sem construirmos junto com Deus objetivos claros para nós, ficamos expostos aos ventos que nos arremessam de um lado para o outro, como um barco a deriva em alto mar. Não estamos na vida a passeio e nem fomos criados por Deus para sermos infelizes e derrotados, muito pelo contrário, recebemos dons especiais, somos seres únicos criados para contribuir para a construção de um mundo melhor, mais justo e para que manifestemos o amor de Deus na terra. Não aceite mais derrotas e nem escravidão ao que quer que seja, ou a quem quer que seja, acredite que você pode voltar a sonhar sim! Peça a ajuda de Deus para realizar seus sonhos e creia que tudo pode ser mudado pelo poder da oração. Cultive a esperança de dias melhores; espere o melhor, trabalhe pelo melhor e obterá o melhor.

Reflexão Dirigida:

1) Você cultiva a esperança? Acredita que o melhor ainda está por vir?

2) Você utiliza o poder que as palavras possuem e afirma frequentemente vitória sobre a sua vida e a dos que ama?

3) Transmite esperança ou desenânimo por onde passa?



10 de Janeiro de 2009 - Desapego - Por um Ano de Luz



"Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho e a rotura fica maior." Marcos 2:21


É comum nós desejarmos “consertar” do nosso jeito alguma situação que estamos vivendo. O pior ainda é quando imaginamos que podemos “consertar” alguma pessoa. Tremendo engano esse, pois a única pessoa que podemos de fato modificar somos nós, e mesmo assim se tivermos determinados e formos perseverantes. Treinar o desapego é fundamental para nosso crescimento pessoal e maturidade espiritual. Desapego não quer dizer se afastar das pessoas, mas ter a consciência de que seja a pessoa que for que esteja ao nosso lado, ela permanecerá até quando quiser e até quando Deus permitir. Ninguém é dono de ninguém, pertencemos a um mesmo Pai que é o Deus que nos criou. Há que se ter discernimento, e isso somente Deus pode nos dar, para saber o momento de agir e o momento de parar. Às vezes ficamos desesperados com a perspectiva de alguma mudança em nossas vidas, e nos apegamos de tal forma a ela que ficamos colocando “remendos” e mais “remendos” numa situação que na verdade precisa ser encerrada para que algo novo surja em nossas vidas. É tempo de se abrir para o novo em sua vida.
Reflexão dirigida:
1) Do que você precisa se desapegar? De uma pessoa ou de uma situação, o tempo é agora.
2) Você já entendeu que ninguém é de ninguém? É tempo de rever essa questão.
3) O que precisa ser liberado da sua vida para que algo novo possa chegar? Libere, deixe ir.

09 de Janeiro de 2009 -Valorize-se - Por um Ano de Luz



" Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei." Jeremias 1:5

Você é uma obra prima de Deus, não existe cópia e nem outro ser igual.Você não nasceu por acaso e nem está aonde está por acaso. Para que você existisse muita coisa aconteceu. Na corrida para encontrar o óvulo na sua concepção a semente lançada pelo seu pai teve que correr muito e vencer dentre milhões de outras, até encontrar o óvulo. Você venceu esta batalha, caso contrário não estaria na terra, isso faz de você um vencedor, um campeão. Mesmo antes do seu nascimento Deus já lhe conhecia e amava e tinha planos para sua vida. Portanto, se valorize, saiba da importância que você tem no mundo, e mesmo que você não se aperceba disso, está sendo um exemplo para muitos, que longe de estarem lhe ignorando estão lhe observando e aprendendo através do seu exemplo. Não se confunda mais quanto ao imenso valor que possui e não permita mais que nada e nem ninguém coloque isso em dúvida em nenhum momento. Não dependa do outro para se sentir valorizado ou importante, pois você é muito mais importante do que pode imaginar e para Deus você é uma jóia preciosa; e sua vida tem um valor inestimável, portanto não brinque com ela, muito pelo contrário, viva com prudência e moderação e preserve seu bem mais precioso que é sua vida.

Reflexão Dirigida:

1) Deus te ama exatamente como você é. E lhe convida hoje a se aproximar mais Dele.

2) Você tem o hábito de se auto-elogiar ou somente auto-criticar?

3) Lembre-se que as pessoas à sua volta irão lhe valorizar de acordo com a valorização quevocê dá a si mesmo.

7 de janeiro de 2009

08 de Janeiro de 2009 - Aprender Coisas Novas - Por um Ano de Luz



"Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conhecestes." Isaías 48:6


Aprender coisas novas é muito bom. Quanto maior o conhecimento que adquirimos em determinada área, melhor caminhamos dentro dela. A nossa pré-disposição em aprender atrai situações e pessoas que nos ensinarão. Há um dito popular que diz que quando o aluno está pronto o mestre aparece, você já percebeu isso? Quando olhamos a vida com um novo olhar, nos abrimos para novas possibilidades que com certeza chegarão até nós pelas mãos de Deus, para tanto basta que sinalizemos com a luz verde. O que você gostaria de aprender a lidar melhor? Que conhecimentos novos gostaria de adquirir nessa fase da sua vida? Quem sempre está buscando aprender coisas novas retarda seu processo de envelhecimento. Você sabia que cresce a cada dia o número de Faculdades e Cursos Livres destinados à melhor idade? Usar a nossa mente, o nosso corpo e contribuirmos com o mundo em que vivemos mantém as doenças afastadas de nós e nos dá novas energias e muito vigor. Se dê a chance de percorrer novos caminhos de aprendizado e de buscar novas respostas.
Reflexão Dirigida:

1. Viver intensamente é aprender a cada dia algo novo.
2. Ampliar seus horizontes de conhecimento irá lhe proporcionar muita satisfação, experimente.
3. É preciso renovar não só o guarda-roupa, como nossos conhecimentos.

07 de Janeiro de 2009 - Cantar e Tocar - Por um Ano de Luz



"Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor toda a terra." Salmo 96:1




Não reclame, Cante! Cantar faz bem para saúde física e mental e ainda alegra o coração. O ditado popular que diz que quem canta seus males espanta é simples, porém verdadeiro. Reclamar além de atrasar a sua vida, impede o fluir normal dos acontecimentos e torna tudo muito mais difícil de ser superado. Faça uma escolha inteligente: não reclame. Que tal retirar o pó do instrumento que tocava em sua adolescência e se permitir sentir novamente o prazer de tocar e cantar? Ou participar de um coral em um clube ou Igreja? Através de boas canções podemos falar dos nossos sentimentos por alguém; celebrar nossas conquistas, nos fortalecer espiritualmente e falar com Deus. Cante sempre que puder, no seu trabalho, na sua casa; quando estiver triste ou alegre; precisando desabafar; precisando de um ânimo novo ou de coragem. Experimente e verá que cantar muda o clima à sua volta, lhe dá alegria e afasta pensamentos de tristeza e desânimo.

Reflexão dirigida:

1. Em 2009 ponha mais alegria na sua vida e na sua casa através da música.

2. Cante e ouça mais músicas que sejam fonte de inspiração para você.

3. O que você pode fazer para ter mais música no seu dia a dia desse novo ano?

6 de janeiro de 2009

06 de Janeiro de 2009 - Página no Livro da Nossa Vida - Por um Ano de Luz



"Este é o dia que o Senhor fez para nós, regozijemo-nos e alegremo-nos nele." Salmo 118:24

Cada dia é uma página que escrevemos no livro de nossa vida. O início de nossa história foi escrito pelos nossos pais ou pelas pessoas que se responsabilizaram por nós. Algumas histórias tiveram um início maravilhoso, e se desenvolveram em um ambiente cheio de amor e alegria. Entretanto, milhares de outras e ouso dizer que a grande maioria, tiveram um início bem mais complicado. Muitos de nós conheceu a perda, o abandono, a crueldade, o abuso, a agressão física, a negligência, desvalorização e opressão nos primeiros anos de vida o que causou uma série de conseqüências em nossas vidas. Mas, vencemos grandes dores, superamos imensos obstáculos e chegamos até o dia de hoje o que nos certifica como vencedores! A boa notícia é que apesar do que foi escrito até agora na história das nossas vidas, podemos HOJE, começar a escrever uma nova página, pois somos o autor da nossa história. Deus cuidou e continua cuidando de nós e além de nos capacitar para vencer, nos livrou de incontáveis situações que poderiam ter nos destruído, mas ao invés disso, nos capacitou ainda mais para seguirmos em frente mais fortalecidos, pois a sua mão poderosa sempre esteve e permanece estendida sobre nós.

Reflexão dirigida:

1. O que você gostaria de mudar na história da sua vida?

2. Lembre-se que a responsabilidade de lhe fazer feliz é totalmente sua.

3. O que você escreveu nos últimos dias nas páginas do livro da sua vida?

5 de janeiro de 2009

05 de Janeiro de 2009 - Agradeça - Por Um Ano de Luz



"Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo." Efésios 5:20


A gratidão é uma virtude que tem o poder de abrir portas, atrair os anjos para a nossa vida e abrir as janelas do céu sobre nós. Você não fica contente quando alguém lhe agradece por algo que fez? Não se sente muito triste quando experimenta o sabor da ingratidão? Da falta de reconhecimento do seu esforço? É duro não é? Portanto não repita esse mal. Seja grato! Não conte as coisas que deram errado, conte as suas bênçãos. Manifeste sua gratidão a Deus por tudo o que é, por tudo o que faz e por tudo o que tem. Agradeça qualquer pequeno gesto que as pessoas façam à você. Agradeça a oportunidade de estar lendo essas palavras, por ter uma casa para limpar ou um trabalho para realizar, pois muitos não tem casa e nem trabalho.Agradeça pelas dificuldades e lutas que lhe aproximam mais de Deus. Pelos desafios que surgem em seu caminho, e que o tornam mais forte.Agradeça por tudo o que lhe acontece pois toda a situação sem excessão, traz preciosas lições a serem aprendidas. Agradeça pela sua saúde, ou mesmo por alguma doença, caso tenha tratamento, mas se ela não tiver agradeça pelas pessoas que Deus colocou a sua volta para apoiá-lo e estar ao seu lado lhe envolvendo em amor ao longo da sua provação. Agradeça a Deus pela oportunidade da sua vida que ele amorosamente tem preservado.

Reflexão Dirigida:

1. Você tem o hábito de agradecer a Deus todas as maravilhas que possui em sua vida? Se ainda não faz isso, comece a fazer em 2009 e observe o poder que a gratidão tem.

2. Você sabia que o agradecimento aquece os corações mais frios e toca os mais endurecidos? Toque corações através de palavras de agradecimento.

3. Agradeça por suas vitórias diárias e sua gratidão fará você colher vitórias maiores.

4 de janeiro de 2009

04 de Janeiro de 2009 - Deixar o Passado para Traz! - Por um Ano de Luz



"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas". Isaías 43:18

É hora de tomar uma decisão importante e corajosa: deixar o passado para trás! Precisamos ser sábios e manter do passado as vitórias que conquistamos, pois elas nos lembram que como vencemos anteriormente, também venceremos qualquer crise que estamos enfrentando ou venhamos a enfrentar.
Os bons momentos vividos, as pessoas que passaram em nossas vidas e nos enriqueceram com sua presença. As bênçãos que recebemos de Deus; às vezes em que sua mão nos livrou de situações de muito perigo; enfim tudo aquilo que nos dê forças para caminhar, é o que devemos manter conosco.
Mas o que nos enfraquece e entristece deve ser mantido dentro de nós para que? Jogue fora, desfaça-se do entulho emocional. Abra as janelas do seu coração, muitas vezes fechadas pela dor, e deixe a luz do sol entrar; reforme, limpe e torne o seu porão um local iluminado onde somente o que é bom possa estar. Comece retirando o trono que deu àquela pessoa que mais te magoou, jogue-o no lixo, é onde merece estar, e não dentro de você! Arrume a sua casa interior com todo o carinho que ela merece, redecore, faça um belo jardim, plante flores de esperança, de fé, de amor. Seja inteligente e torne a sua casa interior um refúgio sagrado, onde você possa estar em paz e silenciar para ouvir a voz de Deus.

Reflexão dirigida:

1. A responsabilidade de limpar e cuidar da sua casa interior é totalmente sua. Como você tem

agido nesse aspecto?

2. Você já pensou em quanto peso excessivo você tem carregado em sua bagagem emocional? Comece a livrar-se dele agora!

3. O dia é hoje e a hora é agora de jogar entulho emocional no lixo e sentir-se mais leve.

03 de Janeiro de 2009 - Brilhar - Por um Ano de Luz



"Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti". Isaías 60:1

Resplandecer significa brilhar. Como todas as pessoas ao nascer, você recebeu dons especiais dados por Deus, para serem desenvolvidos e utilizados com a finalidade de enriquecer o mundo.Você é um ser único, original que possui um brilho próprio, portanto permita-se ser você mesmo. Pense por um minuto naquilo que você gosta de fazer, que tem habilidade e faz bem. Se você se distanciou demais de si mesmo e já não tem mais certeza do que gosta, a dica é voltar à sua infância, adolescência e ver com o que se identificava. O dia é hoje, e a hora é agora de começar a despertar os seus dons. Desperte o dom da alegria e sorria mais... Desperte o dom da esperança e volte a sonhar... Experimente voltar a fazer coisas de que gosta, ou até mesmo expandir as que já faz.Peça a Deus para revelar os dons que estão adormecidos dentro de você e peça-lhe ajuda para começar a utilizá-los, pois com isso você irá fazer a diferença na sua casa, no seu trabalho, na sua escola, e junto a todos com quem convive, porque a medida em que você aumenta o seu próprio brilho, muitos a sua volta serão tocados pela sua luz, e começarão a brilhar.

Reflexão Dirigida:

1. Você tem sido uma pessoa que leva o brilho da alegria e da esperança aos outros?

2. Deus te convida hoje, a ser uma luz na vida de muitos que estão perdidos na escuridão.
3. Você sabe os dons que possui? Já os utiliza de forma positiva?

3 de janeiro de 2009

02 de Janeiro de 2009 - Feliz Ano Novo - Por um Ano de Luz



"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas". Apocalipse 21:5

É tempo de esperança! Hora de abrir o coração e acolher com alegria 2009. Renovar os sonhos, fazer novos planos, traçar metas e colocarmos em prática as lições aprendidas no ano que passou. É hora de pensarmos em fazer algo novo! Pararmos de adiar, vencermos nossos receios e nos lançarmos em novas direções. Seria fazer o curso que tanto deseja, ou tomar uma decisão que está adiando? Aproximar-se de Deus? Ou até mesmo fazer as pazes com Deus? Talvez se permitir voltar a sonhar, ou ajustar seus sonhos para sua realidade atual? Fazer algo diferente por você mesmo e se unir à massa de pessoas que de alguma forma estão se mobilizando para construírem um mundo melhor. Há muito por fazer, portanto mãos à obra! Não desperdice mais seu tempo contando o que deu errado, decida-se a utilizar com sabedoria o tesouro que está recebendo, ou seja, a oportunidade de ter novamente a chance de recomeçar.

Reflexão Dirigida:

1. Se continuar fazendo sempre as mesmas coisas continuará a obter sempre os mesmos resultados. Ouse fazer algo diferente por você e pelo mundo.
2. O que você pretende fazer de novo em 2009?
3. Qual área da sua vida está precisando ser reformada, receber uma nova cor e ser redecorada?